terça-feira, abril 30, 2024
InícioLITORALPARANAGUÁCinco carabinas semiautomáticas reforçam armamento da Guarda Municipal de Paranaguá

Cinco carabinas semiautomáticas reforçam armamento da Guarda Municipal de Paranaguá

O prefeito Marcelo Roque fez a entrega de armamento a Guarda Civil Municipal. São cinco carabinas semiautomáticas.

As carabinas Taurus têm calibre de 9mm, com capacidade de 30 tiros, mais dois carregadores adicionais de 32 tiros. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares dos deputados Toninho Wandscheer e Luizão Goulart.

O armamento soma-se ao já utilizado pela GCM reforçando a segurança do município.

“Assim como no armamento, houve também um grande investimento no pessoal, na frota e nos guardas civis municipais”, disse o prefeito durante a cerimônia de entrega do armamento realizada nesta quinta-feira, dia 04, no pátio da Prefeitura de Paranaguá. “A guarda foi criada em 98 pelo meu pai, naquela época ele já tinha essa visão do futuro, que a guarda municipal seria a guarda do futuro e isso vem acontecendo não só em Paraná, mas no país todo. A guarda além de dar o apoio para a Polícia Civil, para a Polícia Militar, ela tem uma função diretamente onde tem o maior problema que é nos municípios. Está equipada, preparada, e nós tiramos do papel mais de 30 milhões de reais de investimentos implantando a academia, promovendo a capacitação, comprando equipamentos e viaturas novas e garantimos um ganho real e significativo no salário dos guardas”, completou Marcelo Roque.

A cerimônia foi acompanhara por integrantes da Guarda Municipal, vereadores, representantes da Polícia Militar, da Portos do Paraná e servidores públicos.

O diretor da Portos do Paraná, André Pioli destacou a união da Guarda com outras corporações. “A Guarda Municipal está muito bem equipada e hoje existe uma união entre as forças policiais da nossa cidade. Existe uma união da Guarda Municipal com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, e Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, e esse conjunto tem feito a diferença. Agora, a Guarda Municipal tem feito um trabalho extraordinário, está super bem equipada e ainda conta com um sistema de monitoramento na cidade toda e isso garante uma segurança mais efetiva para os moradores da nossa cidade do Paranaguá”, destacou.

Para o Comandante da GCM, Leônidas Martins, o reforço com o novo armamento reforçará a resposta à criminalidade do município. “São armamentos de última geração que serão utilizados como armamento primário nas nossas viaturas operacionais da Romu. Esse armamento vem para dar mais dignidade ao nosso servidor, para dar poder visual de que o servidor de segurança pública está capacitado a utilizar esse armamento e vai dar mais segurança aos nossos munícipes”, disse.

“Quando assumimos a Secretaria em 2017, tínhamos apenas 26 agentes de segurança armados dos 340. E hoje é a evolução que nós estamos dando dignidade ao nosso

De acordo com o secretário de Segurança, João Carlos da Silva, que deixa o cargo nesta semana, a Guarda de Paranaguá é uma referência nacional.

“Foram mais de 40 milhões de reais, em equipamentos, em viaturas, em uniformes, em coletes balísticos e temos mais este esse armamento”, lembrou João Carlos. “Começamos o trabalho com apenas com 30 coletes, e hoje eu deixo a guarda com 343 guardas, com seus coletes balísticos. Também queríamos a união das forças de segurança e também alcançamos essa meta. Hoje, também somos multiplicadores. Pontal do Paraná, que não portava arma de fogo, hoje tem o porte. Formamos 42 alunos da Guarda de Guaratuba, demos suporte para a Guarda de Matinhos e deixamos um legado”, completou João Carlos.

E essa união foi confirmada e reforçada pelo representante da Polícia Militar. “Eu quero dizer que a Guarda Civil Municipal de Paranaguá é uma grande parceira da Polícia Militar. Nosso planejamento, nossa instituição, ela é realizada de forma ordenada e sistêmica. Temos aqui o secretário João Carlos, o comandante Martins, grandes parceiros. E a Guarda, hoje, ela é uma protagonista do sistema de segurança neste município. Quero, então, parabenizar o prefeito pelo investimento. Os guardas terão condições de trabalho e segurança para exercer sua função e estabelecer a forte persuasão necessária para o trabalho de segurança pública”, declarou.

O presidente da Câmara, Fábio Santos, representando todos os vereadores presentes, lembrou em seu discurso que a Guarda Municipal está envolvida “em diferentes setores além da segurança, como na saúde, na educação, em todas as áreas da nossa cidade. Como vereadores atuamos na autorização de diversos pedidos e ficamos felizes pois as conquistas são nossas e especialmente, do povo parnanguara”, finalizou.

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment -