terça-feira, maio 28, 2024
InícioLITORALPARANAGUÁCentral de Libras da Prefeitura garantiu parto mais humanizado em Paranaguá

Central de Libras da Prefeitura garantiu parto mais humanizado em Paranaguá

Que emoção indescritível eu vivi e ainda estou vivendo essa manhã e início de tarde”, escreveu a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Gisele Cuch, no último dia 27 quando participou do nascimento de um bebê.

Ela foi chamada para participar da cirurgia e ajudar a gestante surda Thayná Karina Borges Wolf na hora do parto do seu filho Davi.

A intérprete acompanhou todo o pré-natal da Thayná, desde o primeiro exame de sangue que confirmava a gravidez.

Cada consulta também foi acompanhada, pois Thayná solicitava a Central Municipal de Libras, que hoje faz parte da Secretaria Municipal de Inclusão, o acompanhamento. “Consegui acompanhar os noves meses gestacionais fazendo sempre a acessibilidade comunicativa para a Thayná e o Jean Wolf, pais surdos e moradores de Paranaguá”, explicou Gisele Cuch em rede social.

E foi no sábado, às 8h do dia 27 de abril, no Hospital Paranaguá, aconteceu a chegada do Davi. O médico ginecologista/obstetra, Dr. Nélio Valente solicitou a presença da intérprete de Libras para garantir que a parturiente se sentisse mais tranquila e segura.

O Davi nasceu no mesmo dia da sua mãe. “Só posso agradecer a Deus por todas as bênçãos experimentadas ao longo da minha existência pessoal e profissional”, confirmou Cuch em seu depoimento.

Central de Libras

A Central de Libras ‘Bruna Pivato’ foi inaugurada em dezembro de 2021 e reinaugurada em agosto de 2022 em novo local.

O espaço garante profissionais para dar cessibilidade linguística com tradutores e intérpretes. Todo surdo que tem uma demanda jurídica, de saúde ou outro serviço vai conseguir agendar um intérprete na Central. Outros serviços como matrícula dos filhos, consulta no INSS, enfim, os surdos têm garantidos a mediação no diálogo.

A sede da Central de Libras está localizada na Rua Vereador Salim Chede, onde funcionava o Centro de Autismo, anexo ao Restaurante Popular.

O horário de atendimento é de 8h às 12h e das 13h às 17h.

Imagens e Fonte Prefeitura de Paranagua

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment -
1024x852.jpg" alt="" class="wp-image-5580"/>