terça-feira, maio 28, 2024
InícioLITORALPARANAGUÁPrefeito assina criação de duas Unidades de Conservação em Paranaguá

Prefeito assina criação de duas Unidades de Conservação em Paranaguá

Hoje o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, assinou os decretos que confirmam a criação de duas Unidades de Conservação no município.

Foi criada a Área de Relevante Interesse Ecológico dos Valadares (ARIE Valadares) que é uma Unidade de Conservação de uso sustentável e o Parque Natural Municipal do Ribeirão dos Almeidas (PMN Almeidas) que é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.

O engenheiro ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Rodrigo Delongas, explicou que as unidades de conservação se somam a outras iniciativas do poder público com conexão com a arborização urbana. “Temos um plano desenvolvido há alguns anos, iniciando o trabalho com árvores de grande porte, e já temos efetuado plantio em algumas ruas de Paranaguá, em especial já efetuadas na Rua Manoel Correia, e também vamos fazer agora na Arthur de Souza Costa, temos ações já efetuadas na rua Nestor Vitor e também na rua Professor Cleto. Então a gente tem todo o trabalho desenvolvido em cima do sistema de áreas verdes, que é justamente o que compõe a arborização urbana e unidades de conservação”, explicou o servidor.

Diego Delfino, secretário Municipal de Meio Ambiente, ressaltou que se trata de um longo trabalho. “Foi um longo estudo realizado e extremamente importante porque isso possibilita a gente avançar em outras frentes, possibilita avançar na regularização fundiária da Ilha dos Valadares, também traz um ICMS ecológico do município”, reforçou. “E reforço que nós estamos realizando esse plantio hoje, mas o resultado disso, esse conforto térmico que a árvore traz, é a longo prazo, a gente vai sentir isso daqui a 10 anos, mas o trabalho é de hoje”, completou o secretário.

“E a nossa gestão ela é comprometida com o meio ambiente e com o desenvolvimento urbano da nossa cidade”, disse o prefeito Marcelo Roque ao assinar os decretos. “Paranaguá ganhou um prêmio em nível nacional juntamente com outros 33 municípios do país com base no plano de arborização e das ações que desenvolvemos ao longo dos últimos anos”, disse.

A cerimônia do ato das assinaturas também foi marcada pela entrega de um veículo por meio de um acordo de cooperação. O veículo será usado para auxiliar no monitoramento feito pela Secretaria do Meio Ambiente para auxiliar na gestão adequada das unidades de conservação.

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment -
1024x852.jpg" alt="" class="wp-image-5580"/>