sábado, abril 27, 2024
InícioLITORALPARANAGUÁEm Matinhos, Dom Edmar preside o Tríduo Pascal 2024

Em Matinhos, Dom Edmar preside o Tríduo Pascal 2024

Em Matinhos, Dom Edmar prO bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, vai presidir pela primeira vez na cidade de Matinhos, o Tríduo Pascal. As celebrações começam na quinta-feira Santa, com a missa da Ceia do Senhor; seguem-se na sexta-feira da paixão e no sábado santo da sepultura do Senhor; têm seu ponto alto na vigília pascal, e terminam na tarde do domingo de Páscoa. As celebrações serão na Paróquia São Pedro Apóstolo.
A principal festividade da Igreja Católica – A Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo – é iniciada na Quinta-feira santa, ao entardecer, este ano dia 28 de março, e concluída no Domingo da Ressurreição, dia 31. Toda a semana santa acontece com ritos e liturgia próprios, em todas as comunidades do Rito Latino.
Na Diocese de Paranaguá, que abrange 13 municípios, o Domingo de Ramos, terá procissões e missas em todas as paróquias. Na Catedral, a procissão iniciará às 10h, na praça ao lado da Igreja São Benedito, presidida por Dom Edmar.
Na terça-feira, dia 26, às 19h, a celebração para toda a diocese acontecerá em Campina Grande do Sul, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, com a Missa do Crisma, chamada popularmente de “Missa da Unidade”; nela, os padres renovam as suas promessas sacerdotais e são abençoados os óleos do batismo e dos enfermos, e consagrado o óleo do crisma.

Aprofundando: Tríduo Pascal ou “Tríduo do crucificado, sepultado e ressuscitado” (Santo Agostinho). O Tríduo é iniciado na noite de quinta-feira Santa, com a Missa da Ceia do Senhor, onde se realiza o gesto do lava-pés. Essa missa faz memória da instituição da Eucaristia, do Sacerdócio ministerial e do Mandamento Novo.
Na sexta feira, que é o único dia do ano em que a Igreja não celebra missa, a celebração é às 15h, com a liturgia da Palavra, na qual é narrada a paixão e morte de Jesus; seguem-se as Preces pela salvação da Igreja e do mundo inteiro, a adoração da cruz e a comunhão eucarística. De tardinha ou à noite as comunidades fazem a procissão levando a imagem do Senhor morto ou celebram a Via Sacra.
No sábado, durante o dia, é o sábado Santo, Sábado do grande silêncio, pois o rei está morto, “desceu à mansão dos mortos”.
Ao anoitecer do sábado, inicia-se o Domingo de Páscoa, com a celebração da Vigília Pascal (deve iniciar depois do anoitecer e terminar antes do amanhecer); é a Vigília da ressurreição de Jesus. Nela se abençoa o fogo, usado para acender o Círio Pascal, a grande vela da Páscoa. As inscrições do Círio apresentam uma bela teologia: Cristo é o Senhor do tempo e da eternidade, o começo e o fim de todas as coisas; por suas chagas fomos curados. E as Leituras revelam o que Deus, em seu amor, fez para nos salvar.
As celebrações do Domingo de Páscoa encerram o Tríduo pascal.
Todas estas celebrações serão amplamente divulgadas e transmitidas pelas redes sociais da Diocese de Paranaguá, bem como as das paróquias, santuários, comunidades, grupos, movimentos e pastorais da Igreja Católica

Serviço:
Celebrações com o Bispo Dom Edmar Peron:

Dia 24 – Domingo de Ramos, às 10h, procissão e missa na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, Paranaguá.
Dia 26 – Terça-feira Santa, às 19h, Missa do Crisma, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, Campina Grande do Sul.
Dia 28 – Quinta-feira, às 19h, Missa da Ceia do Senhor, na Paróquia São Pedro Apóstolo, Matinhos.
Dia 29 – Sexta-feira, 15h, Celebração da Paixão do Senhor, na Paróquia São Pedro Apóstolo, Matinhos – Após, procissão do Cristo morto
Dia 30 – Sábado, 20h, Vigília Pascal, na Paróquia São Pedro Apóstolo, Matinhos.
Dia 31 – Domingo da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, às 8 e às 19, Missa pascal, na Paróquia São Pedro Apóstolo, Matinhos
Veja nos cartazes a programação de diversas Paróquias e Santuários da nossa Diocese

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment -