terça-feira, maio 28, 2024
InícioLITORALPARANAGUÁPrefeito Marcelo Roque assina Ordem de Serviço para construção de novo Ambulatório...

Prefeito Marcelo Roque assina Ordem de Serviço para construção de novo Ambulatório de Saúde Mental

Na manhã desta quinta-feira, 9, a Ordem de Serviço para a construção do novo ambulatório de saúde mental “Risoaldo Severino de Moura”, foi assinada. O ambulatório, que será construído na Rua Itamarandiba, 29, no bairro Jardim Santos Dumont, representa um investimento significativo do Município na saúde mental.

Com uma área total de 438,40m² e uma área construída de 292,54m², o ambulatório será um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial destinado ao atendimento de pessoas com transtornos mentais prevalentes, porém de gravidade moderada. Atualmente, o ambulatório realiza atendimentos de psiquiatria, psicologia, entre outros voltados à saúde mental de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O valor total do investimento é de R$1.436.572,76. A edificação será construída em alvenaria de tijolos e estrutura de concreto armado convencional, com todas as especificações técnicas e acabamentos voltados para uma unidade de saúde. O prédio contará com acessibilidade para portadores de necessidades especiais em todos os ambientes.

“Hoje é um dia importante para a saúde pública de Paranaguá”, diz o prefeito Marcelo Roque. “Assinamos a Ordem de Serviço para a construção do novo Ambulatório de Saúde Mental, um investimento municipal de quase R$1,5 milhão. Este novo prédio, que levará o nome do saudoso Riso, substituirá o espaço alugado no centro da cidade que atualmente atende a população. Com mais de 300 metros quadrados, o novo prédio será construído ao lado da unidade de saúde Argemiro de Félix e contará com todo o conforto necessário para os profissionais que ali trabalharão e para os pacientes. O prazo para a conclusão é de sete meses, mas esperamos que seja concluído antes para que possamos entregar este importante prédio à população o mais rápido possível”, ressalta.

A esposa de Risoaldo Severino de Moura, falecido vítima da Covid-19, Marijulie Ribeiro Moura expressou sua gratidão a todos os presentes. “Este é um momento carregado de emoções para mim. Apenas aqueles que passaram pelo pesadelo da Covid-19 podem compreender os traumas que essa doença pode causar. A importância da saúde mental é inquestionável para todos nós, pois precisamos desse suporte para superar esses desafios”, salienta.

Lígia Regina de Campos Cordeiro, secretária municipal de Saúde, destacou que esse é um grande passo para melhorar a saúde mental. Ela explicou que os projetos foram todos elaborados pela equipe municipal, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

“A saúde mental é tratada em diferentes níveis. Os casos leves são tratados nas unidades básicas, os moderados no ambulatório e os mais graves são encaminhados para o CAPS. A maior parte do atendimento ocorre nas unidades básicas, seguido pelo ambulatório e, por último, o CAPS, que atende o menor número de casos. Nossa equipe está muito contente com esse investimento significativo em saúde mental. Além disso, conseguimos recentemente um recurso para criar um CAPS Infanto Juvenil. Acredito que nunca houve tanto investimento em saúde mental aqui no município de Paranaguá”, detalha.

O evento contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva, os vereadores Renan Britto, Bruno Miguel, Ezequias Rederd (Maré), o presidente da Câmara Municipal Fábio Santos, secretários municipais, profissionais de saúde, o diretor geral da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), Jonathan Ribeiro Rozemback e demais diretores, veículos de imprensa e população em geral.

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment -
1024x852.jpg" alt="" class="wp-image-5580"/>