Paranaguá foi palco do evento Folia do Boi de Mamão, tradição que celebra a cultura popular do litoral paranaense e catarinense, nesse sábado (22). A manifestação, promovida pela Associação de Cultura Popular Mandicuera com o apoio da secretaria estadual da Cultura, secretaria municipal da Cultura e secretaria de Turismo, resgata o auto de ressurreição do Boi de Mamão, uma das expressões culturais mais emblemáticas da região.
Para o prefeito Adriano Ramos, o resgate e valorização da tradição abrilhantam o pré-carnaval da cidade. “O trabalho realizado pela Associação de Cultura Popular Mandicuera merece todos os nossos aplausos e é mais uma opção para quem aprecia a nossa cultura e valoriza as nossas tradições. As equipes da cultura e do turismo, tem buscado colaborar com esses eventos dando o suporte necessário para que o nosso pré-carnaval melhore a cada ano.” afirmou.
O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico Ivan Lapolli Filho reconhece o crescimento e observa um futuro brilhante para esse evento que tem atraído inúmeras famílias.“O Boi de Mamão será nos próximos anos o grande evento do Carnaval em nossa cidade, por ser raiz, não tem abadá, não tem instrumentalidade eletrônica, ele conta uma história, tem um enredo. O público pode apreciar a cantada da Balainha que é uma música típica da nossa região, ou seja um dia ele vai rivalizar com o Banho de Mar a Fantasia”, enfatizou.
Para o artista Aorélio Domingues, um dos fundadores do grupo cultural, o evento teve como público-alvo famílias, crianças e a terceira idade que sempre está presente. “Estivemos mais de um mês trabalhando nesse projeto, que tem o apoio do Ministério da Cultura, é um resgate das nossas tradições, evento destinado às famílias. Agradeço ao público que se fez presente e reconhece o nosso trabalho”.
O Boi de Mamão é apresentado em forma de teatro, com muitos personagens, alguns diálogos e é complementado por canto e música. A cantoria é acompanhada por músicos com pandeiro, violão, gaita, e um cantor que narra a história e canta os versos chamando os personagens para a roda.



