quinta-feira, abril 30, 2026
InícioLITORALPARANAGUÁDom Paulo Alves Romão Assume como Novo Bispo da Diocese de Paranaguá

Dom Paulo Alves Romão Assume como Novo Bispo da Diocese de Paranaguá

Em uma cerimônia histórica e emocionante realizada na Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, Dom Paulo Alves Romão tomou posse neste sábado como o 5º Bispo da Diocese de Paranaguá. Natural de Barra do Jacaré, no Norte Pioneiro do Paraná, a nomeação representa um retorno ao seu estado natal para sua primeira missão episcopal na região, realizando um sonho pessoal e familiar.

A celebração contou com a presença de diversas autoridades eclesiásticas, incluindo o Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, e Dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Ponta Grossa e até então administrador apostólico da diocese. Dom Paulo recebeu o báculo, símbolo de sua autoridade pastoral, em um rito que marcou o início de seu ministério em Paranaguá.

Em sua primeira homilia, o novo bispo destacou a importância da unidade e da colaboração com o clero, a quem chamou de “co-pastores”. Ele expressou seu desejo de ser um pastor próximo de todos os fiéis, com atenção especial aos idosos, jovens, ribeirinhos, povos originários, presos e os mais esquecidos pela sociedade. “Desejo caminhar junto, caminhar convosco, servi-los, amá-los”, afirmou, encerrando com um pedido de orações.

O evento teve grande representatividade, com a participação de bispos dos regionais Sul 2 (Paraná) e Leste 1 (Rio de Janeiro) da CNBB,

Estiveram presentes diversas autoridades políticas do estado do Paraná, como o Governador em exercício, Darci Piana, o senador da República, Sérgio Moro com sua esposa, deputada Rosangela Moro. Presentes também, o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, a vice-prefeita Fabiana Parro e o prefeito de Morretes, Junior Brindarolli.

Fotos PASCOM Diocese de Paranagua

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment -https://picasion.com/