quinta-feira, fevereiro 22, 2024
InícioLITORALVEREADOR LUIZINHO MARANHÃO DIZ QUE NOVO TRAÇADO É SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A...

VEREADOR LUIZINHO MARANHÃO DIZ QUE NOVO TRAÇADO É SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A BR-277

Na manhã de sexta-feira, 26, o vereador Luizinho Maranhão participou do programa Bom Dia Litoral, da TVCI. O apresentador Pierre Andrade conversou com o vereador sobre um debate necessário para o litoral paranaense, que é uma rota alternativa a BR-277. Nesta semana, a BR-277 ficou horas e horas interditada devido a deslizamentos de pedra. É uma necessidade urgente, uma rota alternativa a BR-277.

“Eu quero deixar claro que essa obra, esse novo traçado da BR-277 ligando o Paraná, a cidade de Paranaguá, o litoral do Paraná, é uma obra de Estado, é uma necessidade. Nós estamos recebendo vários recados da natureza. Primeiro que a estrada que está aí não foi projetada para o volume de caminhões que trafegam pela BR-277, caminhões cada vez maiores, bem como é importante ressaltar que o congestionamento é significativo. Nós tivemos problemas sérios em 2022, com derrocagem, várias pedras na BR-277, e as pessoas que precisam ir para Curitiba, quatro, cinco, seis horas, numa fila, um transtorno significativo. Agora é importante que nós possamos trabalhar com a nossa bancada federal, com os nossos senadores, porque o governo federal precisa entender dessa necessidade”, destacou o vereador Luizinho Maranhão.

O governo federal acabou investindo 400 milhões de reais para transformar a região de acesso, transporte de cargas para o Porto de Santos. Luizinho comentou porque esse investimento em Santos e não aqui no litoral paranaense. “O ministro dos Portos destinou no final do ano 400 milhões de reais para a via, o acesso ao Porto de Santos, bem como o trânsito da cidade de Santos, os transtornos que o porto causa, que para nós nada, nossa cidade está colapsando. É um movimento significativo, mas não tem retorno do governo federal”, comentou.

Luizinho Maranhão disse ainda que protocolou na Câmara um requerimento, em outubro de 2023, encaminhando esse requerimento para as grandes lideranças do Paraná, inclusive ao governador Ratinho Junior, bem como o Coordenador do Litoral, Arnaldo Maranhão. O deputado estadual Alexandre Curi já se comprometeu em buscar, junto aos empresários, o projeto, o traçado da nova estrada.

Perguntado sobre a rota alternativa, Luizinho respondeu se ela funcionaria em paralelo com a rota original da BR-277. “Ela não vai estar associada a esse mesmo trajeto, o atual trajeto. Sairia da 101, que é a estrada que liga o Brasil de norte a sul, na divisa de Santa Catarina, em Garuva, passando por Cubatão, pela Marta, e se conectando na 116, na divisa com São Paulo. Tudo estaria ligado. Vai causar impacto ambiental? Vai, mas existem compensações. Eu não consigo conceber desenvolvimento, crescimento, e a questão, quando se leva para o lado ideológico das preocupações ambientais que todos nós temos, nós não podemos aceitar que temos que conviver com miséria, com pobreza, com o povo sendo tratado como um gênio de segunda classe, em defesa apenas da questão ambiental”, destacou.

Imagem reproducao TV CI

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment - />