Com o objetivo de ampliar o alcance da assistência farmacêutica e promover um cuidado mais humanizado para os pacientes em condições de maior vulnerabilidade, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia a criação do Programa Remédio em Casa.
A iniciativa é destinada ao atendimento de pacientes acamados e insulanos, com o intuito de facilitar o acesso aos medicamentos essenciais para a continuidade do tratamento desses grupos. O programa já está em pleno funcionamento e pronto para atender a demanda.
“O serviço de farmácia já está apto para receber as receitas e vai ocorrer da seguinte maneira: o Agente Comunitário de Saúde (ACS), vai levar a demanda dos seus acamados até a Central de Abastecimento, onde serão separados os medicamentos solicitados, os quais, serão destinados até a casa do paciente pelo próprio ACS, por intermédio da UBS que atende a região. O importante é que haja esse primeiro contato dos familiares e cuidadores com os agentes do postinho mais perto de casa”, salientou a Secretaria de Saúde.
Ainda de acordo com a Secretaria, serão fornecidos medicamentos suficientes para 60 dias de tratamento, garantindo maior comodidade ao paciente.
A mãe da Luanna Santos está acamada há mais de 2 anos, para ela, a iniciativa é um alento em meio a tantos desafios.
“No caso da minha mãe, precisamos nos deslocar para retirar a dieta e também as fraldas, então, não precisarmos buscar medicamentos é um grande passo. O programa vai beneficiar todas as famílias, especialmente os idosos, que precisavam se deslocar para buscar a medicação de seus acamados”, avaliou ela.
A implantação do programa é uma resposta ao pedido do prefeito Adriano Ramos que esteve em reunião com a secretária de Saúde, Patrícia Scacalossi, e cobrou ações efetivas para o atendimento da saúde pública no município. “É uma resposta rápida da Secretaria de Saúde ao nosso pedido. Receber o medicamento em casa é importante para essas pessoas e isso é parte de um esforço conjunto para oferecer Saúde com qualidade aos parnanguaras.”, disse o prefeito Adriano Ramos.