sábado, fevereiro 14, 2026
InícioLITORALPARANAGUÁPrefeitura de Paranaguá celebra Carnaval com alunos da Escola Municipal Eva Cavani

Prefeitura de Paranaguá celebra Carnaval com alunos da Escola Municipal Eva Cavani

Esta sexta-feira, dia 13, foi marcada por música, cores e muita alegria na Escola Municipal de Educação Especial Professora Eva Tereza Amarante Cavani. O tradicional Baile de Carnaval reuniu cerca de 300 alunos da instituição, com idades entre 7 e 80 anos, em um momento de celebração, inclusão e valorização cultural. A festividade contou com a parceria da Escola de Samba União da Ilha, da Ilha dos Valadares, que levou a folia para dentro da escola.

Durante o evento, a vice-prefeita Fabiana Parro destacou a importância de promover momentos de convivência e pertencimento para os estudantes. “Eu fico muito feliz de poder estar hoje aqui. Muitas das professoras eu tive o prazer de trabalhar na APAE há anos, e alguns dos alunos que estão aqui foram meus pacientes quando pequenos. Proporcionar essa alegria, essa energia do Carnaval para essas crianças, adolescentes, jovens e senhores é muito importante. É gratificante ver a felicidade deles e a inclusão acontecendo na prática”, afirmou.

A vice-prefeita também aproveitou a visita para realizar uma vistoria na unidade, com o objetivo de identificar demandas estruturais e fortalecer as condições de trabalho dos profissionais e de atendimento aos alunos.

Gestão e compromisso com a Educação Especial

O secretário municipal de Educação e Ensino Integral, Thiago do Nascimento, que já atuou na escola, ressaltou o impacto das atividades extracurriculares no desenvolvimento dos estudantes. “É uma maravilha rever meus alunos. Trabalhei aqui durante um ano e tenho certeza de que são essas atividades que motivam as crianças. A Eva Cavani é uma escola muito especial, mora no meu coração. Ver essa integração e a alegria deles é emocionante. Eles gostam desse movimento, gostam do Carnaval, e isso faz toda a diferença no processo educativo”, destacou.

A diretora da unidade, Solange Regina Martins Melchior da Silva, explicou que o baile é resultado de uma parceria com a União da Ilha, que já participa da celebração pelo segundo ano consecutivo. “A União da Ilha é nossa grande parceira e sabe da necessidade que nossas crianças têm de vivenciar o Carnaval, que é uma data culturalmente difundida na nossa sociedade. Não temos palavras para agradecer. À tarde ainda teremos a participação especial da bateria, e nossos alunos estão ansiosos para esse momento”, afirmou.

Ela também detalhou o funcionamento pedagógico da escola, que possui currículo próprio estruturado por ciclos, voltado à modalidade de Educação Especial. “O Eva Cavani não tem terminalidade. O aluno permanece conosco enquanto fizer sentido para ele. Temos um currículo organizado por ciclos, construído por professores, pedagogos e direção, justamente para atender à demanda da educação especial. Após os ciclos, o estudante segue na Educação de Jovens e Adultos (EJA) contínua”, explicou.

A escola também oferece atendimento multiprofissional, com neurologista, psiquiatra, enfermeira e assistente social, além de estar em processo de contratação de psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

Parceria que fortalece a inclusão

Representando a Escola de Samba União da Ilha, o intérprete Fábio Santos ressaltou o significado da participação da agremiação no evento. “A gente faz Carnaval para todo o povo, não tem distinção. Estar aqui é um orgulho. Às vezes a alegria é até maior para nós do que para eles. Fazer parte dessa festa é maravilhoso”, afirmou.

Educação que transforma

Para a professora Edilene Andrea Rosa, que leciona há 34 anos e está na escola há cinco, o Carnaval é mais uma ferramenta de estímulo e integração. “Quando eu vim para cá, há cinco anos, minha vida mudou. Eu me encontrei aqui. As crianças nos dão um carinho verdadeiro. É muito gratificante. Promover o baile e outros eventos traz essa alegria para eles. Você vê ao vivo a felicidade deles, e isso nos motiva cada vez mais”, disse.

Entre os estudantes, o entusiasmo era evidente. Oséias dos Santos Morais, de 25 anos, que está há quatro anos na escola, resumiu o sentimento: “É legal. Eu danço, eu me divirto. Gosto de estudar aqui. Aprendo alfabeto, tabuada, tudo”, disse.

Felipe Onório Padilha dos Santos, de 27 anos, também destacou o carinho pela escola. “É muito bom. Eu gosto das festas, gosto de estudar. Aprendo alfabeto, faço atividade, artesanato, aprendo a andar de ônibus”, contou.

O baile reforçou o compromisso da gestão municipal com uma Educação Especial inclusiva, que valoriza a convivência, a cultura e o desenvolvimento integral dos estudantes. As aulas retornam normalmente no próximo dia 19, após o feriado de Carnaval.

Fonte SECOM Luiza Rampelotti/Fotos: Wilson Leandro

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment - -
https://picasion.com/
https://picasion.com/