A Prefeitura de Matinhos, no litoral do Paraná, pagou por 500 mamografias que nunca foram feitas. Informações obtidas pelo g1 no Portal da Transparência da cidade revelam que R$ 82,5 mil saíram dos cofres públicos para uma clínica que não oferece o exame.
Enquanto isso, mulheres que buscam o sistema público de saúde na cidade chegam a aguardar meses até conseguirem uma vaga para fazer o exame.
Quando são chamadas, são encaminhadas para o município vizinho de Paranaguá realizar o procedimento. O deslocamento fica por conta de cada uma delas, não há ajuda de custo ou transporte bancado pelo município.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), o governo estadual mantém convênios com municípios para a realização de exames e que, no caso de Matinhos, os dois pontos de referência estaduais são as clínicas Cedil e Centro de Imagens, em Paranaguá.
Os estabelecimentos ficam a cerca de 45 quilômetros da região central de Matinhos.
As mamografias foram contratadas por licitação. A empresa vencedora foi a Mario Meduna EPP, registrada na própria cidade e localizada no bairro Bom Retiro. A companhia já tinha vencido outras licitações da prefeitura.
O edital buscou contratar uma empresa para “prestação de serviços de diagnóstico por imagem com laudo”. Além das mamografias, a licitação contratou exames de ecografias de diversos tipos. O contrato firmado é de 12 meses.
Fonte G1 PR