quinta-feira, outubro 16, 2025
InícioLITORALPARANAGUÁPrefeitura cobra ações urgentes da EPR Litoral Pioneiro por melhorias em vias...

Prefeitura cobra ações urgentes da EPR Litoral Pioneiro por melhorias em vias da cidade

Em reunião virtual realizada na manhã desta quarta-feira, dia 15, o prefeito Adriano Ramos e representantes da Câmara Municipal cobraram explicações da EPR Litoral Pioneiro sobre a falta de manutenção adequada em vias de responsabilidade da empresa, como o trecho da PR-407, próximo ao viaduto. O prefeito criticou os serviços paliativos realizados até agora, como o uso de asfalto a frio e de má qualidade para tapar buracos.

“Eles alegam não saber onde devem atuar, mas arrecadam diariamente com o pedágio. Para onde está indo esse dinheiro?”, questionou o prefeito Adriano Ramos.

Além da PR-407, a empresa também é responsável pelas vias marginais, iluminação e ruas como a Avenida Bento Rocha e Ayrton Senna, que continuam sem a devida atenção.

O prefeito ressaltou que a prefeitura já pagou pela manutenção, mas a EPR Litoral Pioneiro insiste em adiar obras essenciais, alegando um “ciclo de recuperação” do pavimento. “O trecho está perigoso, com tráfego intenso de veículos pesados e acidentes já custaram vidas”, afirmou.

Falta de compromisso da empresa gera tensão

No período da tarde, o prefeito e os vereadores estiveram no local para uma vistoria, mas o representante da EPR, que havia sido enviado para avaliar a situação, recebeu ordens da empresa para deixar o local sem qualquer solução. O prefeito reforçou que a administração municipal não recuará na cobrança.

“Vamos proteger nossa população, mesmo que a empresa não dê a importância devida. A PR-407, como está, é uma ameaça diária. Não vamos aceitar mais negligência”, declarou Ramos. A prefeitura mantém o diálogo, mas exige ações concretas para evitar novos acidentes e garantir a segurança no trânsito.

O secretário Municipal de Obras Públicas (Semop), Ozeias Rebello Costa, afirmou que o problema é complexo, pois a EPR alega não saber quais pontos do contrato exigem melhorias. “Precisamos de um diálogo mais aberto com a concessionária para entender todas as situações e responsabilidades. O município também deve ter acesso a essas informações”, destacou. Ele ressaltou que as vias estão em condições precárias e necessitam de intervenções urgentes.

Câmara Municipal de Paranaguá se une na cobrança

O presidente da Câmara, Adalberto Araújo, cobrou um prazo para o início das melhorias, mas os diretores da EPR Litoral Pioneiro deram uma resposta evasiva, sem data concreta. O vereador criticou a postura da empresa. “Pedimos que façam as melhorias nas vias, que são de responsabilidade deles, mas, mais uma vez, não tivemos uma resposta positiva para o município”, destacou o vereador.

O vereador Edilson Caetano também manifestou indignação, especialmente em relação à rotatória na PR-407. “O problema são os buracos e a população reclama porque a via é de responsabilidade da EPR, não da prefeitura. Hoje, tivemos uma reunião tensa com a empresa, que demonstra total descaso, inclusive com o diretor Marcos pedindo que seu funcionário se recusasse a nos atender. O povo está cansado de pagar pedágio caro e não ter qualidade no asfalto”, enfatizou.

O vereador Francisco Carlos Busmaier, o Chiqunho, lembrou que a dificuldade de diálogo com a EPR não é recente. “É tão difícil reivindicar junto à EPR. Não é de hoje que estamos cobrando melhorias, como limpeza, asfalto de qualidade e iluminação”, disse o vereador.

Vereadores reforçam compromisso com a população

O vereador Marcio Mesquita, o Gigante, comparou a luta por melhorias a uma “novela”. “A gente vem brigando sempre por mais segurança e dignidade, pois as vias não têm faixas para pedestres e falta sinalização na PR-407”, afirmou. Ele também criticou o estado da Avenida Ayrton Senna: “Está muito feia, e eles não gostam de ouvir, mas estamos aqui para representar o povo, não para agradar empresas”.

O vereador Halleson Stieglits destacou a união dos parlamentares na cobrança. “Essa é uma ação conjunta dos vereadores. Estamos buscando alternativas para que a empresa dê o devido valor à população de Paranaguá”, disse o vereador.

A Prefeitura de Paranaguá e população aguardam soluções urgentes por parte da EPR Litoral Pioneira, para as vias que impactam diretamente sua segurança e qualidade de vida.

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment -