Em reunião virtual realizada na manhã desta quarta-feira, dia 15, o prefeito Adriano Ramos e representantes da Câmara Municipal cobraram explicações da EPR Litoral Pioneiro sobre a falta de manutenção adequada em vias de responsabilidade da empresa, como o trecho da PR-407, próximo ao viaduto. O prefeito criticou os serviços paliativos realizados até agora, como o uso de asfalto a frio e de má qualidade para tapar buracos.
“Eles alegam não saber onde devem atuar, mas arrecadam diariamente com o pedágio. Para onde está indo esse dinheiro?”, questionou o prefeito Adriano Ramos.
Além da PR-407, a empresa também é responsável pelas vias marginais, iluminação e ruas como a Avenida Bento Rocha e Ayrton Senna, que continuam sem a devida atenção.
O prefeito ressaltou que a prefeitura já pagou pela manutenção, mas a EPR Litoral Pioneiro insiste em adiar obras essenciais, alegando um “ciclo de recuperação” do pavimento. “O trecho está perigoso, com tráfego intenso de veículos pesados e acidentes já custaram vidas”, afirmou.
Falta de compromisso da empresa gera tensão
No período da tarde, o prefeito e os vereadores estiveram no local para uma vistoria, mas o representante da EPR, que havia sido enviado para avaliar a situação, recebeu ordens da empresa para deixar o local sem qualquer solução. O prefeito reforçou que a administração municipal não recuará na cobrança.
“Vamos proteger nossa população, mesmo que a empresa não dê a importância devida. A PR-407, como está, é uma ameaça diária. Não vamos aceitar mais negligência”, declarou Ramos. A prefeitura mantém o diálogo, mas exige ações concretas para evitar novos acidentes e garantir a segurança no trânsito.
O secretário Municipal de Obras Públicas (Semop), Ozeias Rebello Costa, afirmou que o problema é complexo, pois a EPR alega não saber quais pontos do contrato exigem melhorias. “Precisamos de um diálogo mais aberto com a concessionária para entender todas as situações e responsabilidades. O município também deve ter acesso a essas informações”, destacou. Ele ressaltou que as vias estão em condições precárias e necessitam de intervenções urgentes.
Câmara Municipal de Paranaguá se une na cobrança
O presidente da Câmara, Adalberto Araújo, cobrou um prazo para o início das melhorias, mas os diretores da EPR Litoral Pioneiro deram uma resposta evasiva, sem data concreta. O vereador criticou a postura da empresa. “Pedimos que façam as melhorias nas vias, que são de responsabilidade deles, mas, mais uma vez, não tivemos uma resposta positiva para o município”, destacou o vereador.
O vereador Edilson Caetano também manifestou indignação, especialmente em relação à rotatória na PR-407. “O problema são os buracos e a população reclama porque a via é de responsabilidade da EPR, não da prefeitura. Hoje, tivemos uma reunião tensa com a empresa, que demonstra total descaso, inclusive com o diretor Marcos pedindo que seu funcionário se recusasse a nos atender. O povo está cansado de pagar pedágio caro e não ter qualidade no asfalto”, enfatizou.
O vereador Francisco Carlos Busmaier, o Chiqunho, lembrou que a dificuldade de diálogo com a EPR não é recente. “É tão difícil reivindicar junto à EPR. Não é de hoje que estamos cobrando melhorias, como limpeza, asfalto de qualidade e iluminação”, disse o vereador.
Vereadores reforçam compromisso com a população
O vereador Marcio Mesquita, o Gigante, comparou a luta por melhorias a uma “novela”. “A gente vem brigando sempre por mais segurança e dignidade, pois as vias não têm faixas para pedestres e falta sinalização na PR-407”, afirmou. Ele também criticou o estado da Avenida Ayrton Senna: “Está muito feia, e eles não gostam de ouvir, mas estamos aqui para representar o povo, não para agradar empresas”.
O vereador Halleson Stieglits destacou a união dos parlamentares na cobrança. “Essa é uma ação conjunta dos vereadores. Estamos buscando alternativas para que a empresa dê o devido valor à população de Paranaguá”, disse o vereador.
A Prefeitura de Paranaguá e população aguardam soluções urgentes por parte da EPR Litoral Pioneira, para as vias que impactam diretamente sua segurança e qualidade de vida.



