sexta-feira, dezembro 1, 2023
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioLITORALPARANAGUÁParanaguá se prepara para o turismo marítimo com a chegada de cruzeiros

Paranaguá se prepara para o turismo marítimo com a chegada de cruzeiros

Em antecipação a chegada do primeiro navio de cruzeiros programada para o dia 1.º de dezembro, autoridades de saúde de diferentes esferas governamentais se reuniram nesta segunda-feira, 13, na Secretaria Municipal de Saúde para alinhar estratégias visando assegurar o melhor atendimento aos passageiros e tripulantes, caso necessário.

A secretária municipal de Cultura, Maria Plahtyn explica que esta foi uma reunião de alinhamento junto às forças de saúde municipais, estaduais, federais concentrando esforços para receber bem os passageiros que chegarão a Paranaguá. “Nosso intuito é realizar esse alinhamento para que passageiros e tripulação tenham esse atendimento em saúde caso necessário. Esperamos que não haja necessidade, mas caso ocorra, estaremos preparados para qualquer eventualidade”, ressalta.

A reunião contou com representantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Estadual e Municipal, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), Secretaria Municipal de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Hospital Paranaguá, Serviço de Atenção Móvel de Urgência (Samu), Posto de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (PVPAF), MSC Cruzeiros e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).

“Nossa preocupação é ter os fluxos bem estabelecidos de comunicação e ação para agir oportunamente no caso de saúde pública tentando minimizar ao máximo o impacto disso na população litorânea. A ideia é assegurar a saúde de todos, tanto dos viajantes e tripulantes como também da população local”, salienta Daniela Dorneles que responde pela coordenação estadual de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras no Paraná perante a Anvisa.

Questões epidemiológicas, oferta de ambulâncias, atendimento médico e outros pontos foram abordados e discutidos durante o encontro. “Precisávamos alinhar alguns pontos para saber exatamente quais serão os fluxos a serem seguidos caso um passageiro ou tripulante do navio de cruzeiro precise de atendimento em saúde. Conseguimos esclarecer bastantes detalhes e com isso, os visitantes e tripulação terão mais segurança ao chegar em Paranaguá no que se refere a saúde pública”, conta o coordenador da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, Gianfrank Julian Tambosetti.

Daniele Arita, coordenadora do Cievs Paraná, ressaltou a integração entre representantes de diferentes esferas governamentais como um reflexo da preocupação coletiva com a saúde da população. “Essa integração promovida com representantes de vários órgãos nas esferas municipal, estadual e federal só mostra a preocupação de todos com a saúde da população”, enfatiza Daniele Arita.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular