domingo, março 3, 2024
InícioLITORALPARANAGUÁParaná recebe alerta de risco de tempestades

Paraná recebe alerta de risco de tempestades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas sobre o risco de tempestades no Paraná na sexta-feira (29). Segundo o órgão, os temporais devem ser mais severos no sudoeste do estado, mas há possibilidades de chuvas em grandes volumes e ventos intensos em todo o Paraná.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) também prevê mudança significativa nas condições do tempo ao longo da sexta-feira (29), em função da aproximação do avanço de um sistema frontal no Sul do país.

“O risco de chuva forte, com vento forte, é mais elevado no interior do estado. Mas mesmo na região Leste, região de Curitiba e Litoral, também não se descarta alguma chuva – preferencialmente a partir da tarde da sexta feira. As temperaturas, em média, vão continuar muito elevadas. Nós temos valores acima dos 35ºC, por exemplo, na região litorânea e também no noroeste e no norte pioneiro”, diz Braun.

Segundo o meteorologista, em Curitiba e no litoral não deve esquentar tanto no final de semana e o tempo deve ficar nublado, com a possibilidade de chuva fraca e ocasional.

“No sábado ainda chove e há risco até de uma chuva mais forte no noroeste e no norte pioneiro, setores onde continua mais abafado. No domingo, há previsão de algumas chuvas ocasionais no interior, principalmente nas regiões noroeste e no norte, ou seja, nos setores mais próximos ao estado de São Paulo. Na região oeste e sudoeste, por exemplo, o tempo se mantém instável, mas nas demais regiões a tendência é de que o céu permaneça com muita nebulosidade ao longo de boa parte do domingo”, aponta. 

Alertas de tempestades para o Paraná 

O Inmet emitiu dois alertas de tempestades para o Paraná.

O primeiro é válido das 0h às 12h de sexta-feira (29) e foca na região sudeste do estado, além de parte de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Ele é mais severo e aponta a possibilidade de chuvas entre 50 mm e 100 mm por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.

“Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, aponta o órgão.

O outro alerta indica perigo potencial das 8h às 21h de sexta-feira (29) no restante do Paraná e Santa Catarina

Nesta área, a chuva pode chegar a até 50 mm por dia, os ventos a até 60 km/h e também há possibilidade de queda de granizo.

O risco é baixo para cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos, diz o Inmet.

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment -
/>