Um manto sublime, à altura da grandiosidade da Rainha e Padroeira do Paraná, revela o esplendor e a delicadeza de Maria. Um adorno confeccionado à mão, bordado em relevo com mais de cinco mil cristais Swarovski, reveste Nossa Senhora do Rocio e irradia a fé do povo paranaense.
Em uma celebração emocionante que reuniu mais de mil devotos, a Padroeira do Paraná foi adornada com uma nova veste que pesa cerca de 1,56 kg. Inspirado no tema da festa “Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do Mundo”, a peça traz detalhes em arabescos dourados e pedras cintilantes, que recordam que Jesus é a luz do mundo revelado pelo ventre de Maria.
De acordo com o artesão responsável pela criação do manto, Fábio Italo, a cada ano uma nova técnica é aplicada para desenvolver a peça. “Esse ano, eu resolvi fazer um bordado em alto relevo. É a primeira vez que o manto de Nossa Senhora do Rocio é todo cravejado em cristal; ele tem uma base toda de cristal Swarovski. Acima desse cristal, tem o bordado, assim como nas costas do manto, onde é possível ver os raios, uma vez que o tema é ‘Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do mundo’ e quem é a luz do mundo? O próprio Jesus”.
Para o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves,“esse é um dos mantos mais bonitos dos últimos anos. “Eu acredito que o artesão foi iluminado pelo Espírito Santo, porque ele reflete o tema. Aquele Santíssimo, composto no manto, é essa luz que a gente busca sempre, e Ela está ali mostrando isso pra gente”, disse.
A solenidade da Troca do Manto, realizada neste domingo (03), abre oficialmente a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio. O momento é um dos mais especiais e aguardados pelos devotos que acompanham a descida da imagem do nicho oficial, que, após ser revestida, passa em procissão pelos fiéis no santuário.
O manto, a coroa e o esplendor do Menino Jesus foram apresentados pela rainha e princesa da Festa da Padroeira 2024. Durante a cerimônia, foram compartilhados testemunhos de devotos que tiveram graças alcançadas por meio da intercessão de Nossa Senhora do Rocio
“Eu me emocionei muito, principalmente ouvindo os relatos de bênçãos e graças que as pessoas conseguem através da devoção a Nossa Senhora do Rocio. A gente percebe que assim: vale a pena esse santuário? Vale! Vale a pena essa devoção? Vale, porque graças acontecem, milagres acontecem. Tem muita coisa acontecendo na vida de fé das pessoas”, finalizou o reitor.
Descrição do Manto
Um véu de constelação bordado em fios de luz, desce sobre a imagem de Nossa Senhora do Rocio, envolvendo-a em um manto de sublime beleza revelando Jesus como a luz do mundo. Com a delicadeza de mãos artesãs, foi tecida uma obra-prima que transcende a matéria, elevando-se à condição de uma oferta agradável dos fiéis à Cristo e sua mãe Maria.
Um quilo e 56 gramas é o peso do manto que irradia a fé de um povo. Cada cristal Swarovski, como estrela cintilante, reflete a luz divina que ilumina o caminho dos peregrinos. As flores, com pétalas de fios, desabrocham em um jardim, perfumado esse lugar com o Cheiro de Maria.
Arabescos dourados, como raios de sol, entrelaçam-se, celebrando a majestade da Rainha do Paraná. O strass dourado, com seu brilho intenso, evoca que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. As pedras semi-preciosas, tesouros da terra, unem-se ao ouro, símbolo da eternidade.
As ondas do mar, da Baía de Paranaguá, lembram-nos do berço onde a fé paranaense se originou. A folha de orvalho simboliza a pureza e a renovação. E no centro de tudo, Jesus, radiante, a Luz do Mundo.
Este manto, mais que uma vestimenta, é um poema vivo, é a materialização de que Jesus é a luz do mundo revelado pelo ventre de Maria. É a expressão artística da fé de um povo que, há séculos, encontra em Nossa Senhora do Rocio a força para seguir em frente. É um tesouro a ser contemplado, um convite à oração, um testemunho da beleza que perpassa o tempo e o espaço.
Que este manto seja um farol a guiar os nossos corações, um refúgio para as almas cansadas, um sinal de esperança para todos aqueles que buscam a Deus. Que a beleza deste manto inspire a todos nós a também ser luz na vida das pessoas, assim como Jesus.
Fonte Santuario do Rocio