Obra cinematográfica é a terceira mostra do cronograma do Cineclube Currais, que faz parte do Centro Cultural Itinerante, projeto de extensão da UFPR
A próxima sexta-feira (17/10) à noite será de terror em Matinhos!Isso porqueo Cineclube Currais, evento de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), exibe o filme “A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti”. Produção paranaense dirigida pelo cineasta Paulo Biscaia Filho, a obra revive a Curitiba do ano de 1959. Na trama, o detetive John Clayton é contratado por uma mulher misteriosa e acaba se envolvendo numa história sinistra que envolve a lendária Biblioteca do Dr. Lucchetti, um local que guarda segredos sobrenaturais, com monstros, vampiros e outras criaturas sombrias. O filme será exibido a partir das 19h, na Escola Municipal Pastor Elias Abrahão, com entrada gratuita. Ao término do filme, o diretor e roteirista Paulo Biscaia Filho participará de um bate-papo com o público presente.
Oficina de filmes de terror
Como já é de praxe no Cineclube Currais, o dia seguinte à exibição do filme terá uma oficina gratuita de cinema. Desta vez, o tema será “Oficina Horror – Contar e Sangrar”. Nela, os participantes terão a oportunidade de explorar os elementos fundamentais do horror como forma narrativa e estética. Em um primeiro momento, será trabalhada a criação de micro-histórias, estimulando a
imaginação a partir de gatilhos simples e rápidos — imagens, sons e frases —
para desenvolver contos curtos de impacto imediato. O objetivo é exercitar a
capacidade de gerar atmosferas perturbadoras em poucos minutos, experimentando diferentes subgêneros e estilos dentro do horror.
Na segunda parte da oficina, haverá a prática cênica, abordando a produção de sangue falso e suas técnicas de aplicação em cena. Serão apresentadas receitas acessíveis, métodos de preparo, truques para diferentes tonalidades e viscosidades, além de estratégias para uso seguro em teatro e cinema. Os participantes poderão experimentar o manuseio do sangue cênico, testando respingos, manchas e efeitos dramáticos em pequenos exercícios performáticos.
A oficina acontece no Colégio Estadual Mustafá Salomão, em Matinhos, das 10h às 13h. As inscrições para participar podem ser feitas pelo e-mail centrocultural@ufpr.br.
Sobre o Cineclube Currais
Realizado pelo Centro Cultural Itinerante da UFPR, o Cineclube Currais ocorre de agosto a novembro de 2025, em uma sexta-feira por mês, e tem um viés exclusivamente regional, com a exibição de filmes produzidos no estado do Paraná. As sessões contam com a presença de pelo menos um membro da equipe de produção da obra exibida, para promover o debate após a sessão, alinhando-se com o propósito de difusão cultural e promoção do acesso à produção cultural local. O projeto busca não apenas exibir filmes, mas também criar um espaço de diálogo, aprendizagem e fortalecimento comunitário. O nome “Currais” faz referência à história e à cultura local, com o objetivo de resgatar e fortalecer a identidade da comunidade, conectando-a ao seu território.
O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal.
GPO COM – Assessoria de Imprensa