O Concurso Cultural para a escolha do mascote da Ponte de Guaratuba, promovido pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Comunicação, Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), foi finalizado no dia 30 de novembro, com o encerramento da votação.
Três finalistas, de um total de 203 inscrições, foram escolhidos por uma Comissão Julgadora, que seguiu todos os critérios previstos no edital 001/2023 – SEIL DER/PR. Através da votação on-line, que registrou mais de 13 mil votos, o personagem eleito pelo público como o mascote da Ponte de Guaratuba foi a ave Guará, de autoria da artista Vanessa Ribas Achitzki, que obteve 5.458 votos.
Já a segunda colocação ficou para o personagem de autoria de Gabriel Brand Jürgensen, com 3.814 votos, e o terceiro lugar foi para o mascote criado por Edson José Cortiano, com 3.723 votos.
Moradora de Curitiba, Vanessa Achitzki não esconde a alegria e o entusiasmo em ter sua obra escolhida em votação pelo público. “O sentimento que tenho é de gratidão, pois acredito que alcancei meu objetivo de fazer um personagem com o qual as pessoas da cidade de Guaratuba e o público em geral se identificou”, descreveu.
Vanessa enfatiza que a inspiração para a criação de seu personagem surgiu do amor pela cidade e da valorização dos trabalhadores da Ponte de Guaratuba. “Eu visualizei o personagem como um trabalhador, carismático e alegre, comunicativo, aquele colega de trabalho que é legal e gentil com todo mundo, para criar um elo entre o público e os trabalhadores que estão empenhados nessa obra tão importante para a região”, enfatizou.
“O personagem surgiu através da pesquisa que fiz sobre Guaratuba, a flora e fauna da região e a importância da ave Guará como símbolo histórico”, explicou Vanessa, que agora, está na expectativa para conhecer o canteiro de obras da Ponte de Guaratuba. “Estou muito animada para conhecer a obra. Espero poder apreciar não apenas a beleza da estrutura, mas também entender a engenharia por trás dela e o impacto positivo que terá para a cidade de Guaratuba”.
A vencedora do concurso agradece os votos que recebeu e fala sobre a experiência de participar da iniciativa, a qual buscou valorizar a preservação ambiental e destacar a importância da obra e da baía de Guaratuba.
“Participar desse concurso foi uma experiência muito enriquecedora. Criar um mascote que representa a ponte de Guaratuba e a importância da preservação ambiental me fez refletir sobre como podemos engajar as pessoas na causa ambiental de maneira leve e criativa”, destacou.
Uma das finalidades do concurso é promover justamente a divulgação do mascote escolhido em eventos e materiais de divulgação, especialmente nas ações voltadas aos programas ambientais e junto às comunidades locais.
A vencedora do concurso de melhor imagem/desenho receberá como premiação o valor de R$ 3 mil, um certificado e terá seu trabalho divulgado no Instagram e sites oficiais do Governo do Paraná. Também receberá como prêmio o direito a uma visita especial na obra da Ponte de Guaratuba, a ser agendada com o DER/PR.
AEN