sábado, julho 20, 2024
InícioNOTÍCIASCAICAVV de Paranaguá terá sede própria

CAICAVV de Paranaguá terá sede própria

Paranaguá recebeu R$ 1,8 milhão para compra de um local que servirá para instalação definitiva do Centro de Atendimento Integrado de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência em Paranaguá (CAICAVV).

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni e a presidente do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, Juliana Sabbag vieram até Paranaguá para assinar o repasse dos recursos. O valor que será repassado é oriundo do Fundo Estadual da Criança e Adolescente (FIA) e foi deliberado pelo Conselho Estadual da Criança e Adolescente (CEDCA).

“Melhor seria se não precisássemos de uma estrutura assim, mas os casos existem e temos pessoas preocupadas e compromissadas com o bom atendimento às nossas crianças e adolescentes”, destacou Carboni. “O CAICAVV de Paranaguá é uma referência para todo o Estado”, complementou o secretário de Estado.

Para o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, a assinatura do termo de liberação de recursos é importante para a cidade pois garante uma melhor estrutura para atendimento do público. “E nós queremos inaugurar o novo espaço no aniversário da cidade”.

“Inauguramos o primeiro CAICAVV do Paraná e o segundo do Brasil, e agora estamos melhorando ainda mais a estrutura deste espaço integrado e com atendimento das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde”, completou o prefeito.

E a secretária Municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, destacou que a garantia dos recursos e a compra de um novo espaço “é motivo de muito orgulho, tivemos muita ajuda da equipe do Estado e da Juliana no Conselho Estadual para que estivéssemos comemorando esta vitória”, disse.

A presidente do Conselho Estadual, Juliana Sabbag, lembrou que já esteve duas vezes no CAICAVV. “E digo que a palavra de hoje é reconhecimento. A nossa assinatura de hoje é o reconhecimento ao chamado de vocês, ao protagonismo de vocês na política, ao empenho que vocês têm, a beleza que vocês têm quando falam de uma rede que é viva, de conseguir juntar saúde, educação, assistência à sociedade civil”, complementou.

Os vereadores Vandecy Dutra e Júnior Leite participaram do encontro, assim como a coordenadora do CAICAVV, Janaína Arantes, representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Paranaguá, secretários e imprensa.

CAICAVV
O Centro de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (CAICAVV) foi inaugurado no dia 21 de dezembro de 2021, sendo regulamentado através da Lei 4.103 e teve início de suas atividades em janeiro de 2022. O Centro oferta um serviço especializado de acolhimento, atendimento e acompanhamento integrado por intermédio da articulação de ações no âmbito da assistência, saúde e educação às crianças e/ou testemunhas de violência no município de Paranaguá.

O CAICAVV atualmente está localizado em prédio alugado, na rua Júlia da Costa e foi iniciado processo para a possibilidade de uso de recursos previsto para aquisição de prédio próprio para funcionamento do Centro. Para tanto, a Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente participaram de reuniões junto ao Conselho Estadual da Criança e Adolescente (CEDECA), apresentando o trabalho que vem sendo realizado pelo CAICAVV desde 2022 e destacando a importância do equipamento para o município.

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment -