quinta-feira, fevereiro 22, 2024
InícioLITORALPARANAGUÁAssinada a Ordem de Serviço para a retomada das obras do Centro...

Assinada a Ordem de Serviço para a retomada das obras do Centro da Juventude

Nesta sexta-feira, 19, foi assinada a Ordem de Serviço para a retomada das obras do Centro da Juventude, que estava abandonado há 13 anos. Com um investimento, oriundo do Fundo Estadual da Infância e Adolescência no valor de R$6,4 milhões a Prefeitura de Paranaguá, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, demonstra o compromisso com a juventude parnanguara. Os Centros da Juventude são espaços de convivência para adolescentes e jovens que oferecem, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional.

“Estamos tirando do papel uma obra de 13 anos. Fico muito feliz pois serão diversos serviços ofertados para nossos jovens e toda a população. Agradeço ao governo do Estado e ao governador Ratinho Junior por investir em Paranaguá. Também recebi a informação que o entorno do Aquário será licitado para ser revitalizado, este é mais um investimento do Governo do Estado no Litoral”, disse o prefeito Marcelo Roque.

O secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, participou do evento e ressaltou que com a ordem de serviço assinada as obras iniciam o mais rápido possível.

“Hoje assinamos a contratação da empresa para que nos próximos dias já seja possível iniciar as obras. O prazo é de 10 meses, ou seja, ainda este ano a população poderá usufruir deste espaço. O governo do Estado tem realizado diversos investimentos em todo o Litoral para fomentar o desenvolvimento da região”, comentou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e da Família, Rogério Carboni, esteve presente na solenidade.

“Há 13 anos essa obra está parada e agora teremos a retomada. Agradeço a todos pela dedicação e interesse em transformar este espaço que será ótimo para a juventude de Paranaguá e de todo o Litoral”, falou o secretário.

No Centro da Juventude serão ofertadas ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política para os jovens e adolescentes e afastá-lo de situações de risco e vulnerabilidade social. O programa é baseado em três pilares: cidadania, convivência e formação.

Os Centros da Juventude fazem parte da rede socioassistencial de proteção social, pois convergem com os objetivos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, da proteção social básica da política de assistência social.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, exclamou a satisfação em poder transformar este espaço abandonado.

“É uma satisfação muito grande fazer essa retomada. A comunidade estava desacreditada, mas por muita credibilidade e vontade do prefeito Marcelo Roque pudemos correr atrás deste recurso. O espaço ofertará cursos e espaços para que os jovens e a comunidade possam fazer uso”, finalizou.

Histórico

Para avançar na situação paralisada há tanto tempo, houve um grande esforço coletivo. O município realizou a inserção e defesa da manutenção do recurso para Paranaguá junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA.

Em agosto de 2021, foi prorrogado o termo de Concessão do terreno. Foi entregue toda a documentação e a Secretaria de Assistência Social elaborou o plano de trabalho do Centro da Juventude, fortalecendo o Conselho Municipal da Juventude.

No final de 2023 o processo licitatório foi realizado e agora em janeiro de 2024 a ordem de serviço é assinada. O prazo de conclusão da obra é de 10 meses.

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment - />