terça-feira, maio 28, 2024
InícioLITORALPARANAGUÁAparelhos “Adam Robô” serão usados para avaliação de acuidade visual de crianças...

Aparelhos “Adam Robô” serão usados para avaliação de acuidade visual de crianças e adultos em Paranaguá

A Secretaria Municipal de Inclusão e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família fizeram a entrega de dois aparelhos “Adam Robô” ao Centro de Atendimento Especializado em Deficiência Visual (CAEDV).

Um dos aparelhos atenderá o público infantil e o outro servirá para exames do público adulto com o objetivo de realizar avaliação de acuidade visual, sendo utilizado principalmente em triagem visual e exames de rotina e acompanhamento.

O equipamento consegue identificar necessidades oftalmológicas urgentes colaborando com a prevenção da cegueira evitável. O teste dura cerca de cinco minutos e tem precisão para detectar diversos problemas de visão usuais como miopia, hipermetropia, vista cansada, astigmatismo e daltonismo.

Cada aparelho custa em torno de R$ 30 mil, porém, estes foram doados ao município de Paranaguá.

“Nós estamos zerando as filas da nossa saúde, de especialidades que vão até a capital, e agora temos estes excelentes aparelhos e nós estamos contratando, a partir da semana que vem, dois oftalmologistas, e um vai ficar cem por cento aqui no CAEDV e o outro vai atender na UPA”, anunciou o prefeito Marcelo Roque durante a entrega dos novos aparelhos.

“E também contratamos uma profissional a partir de hoje que vai treinar um cavalo, e no dia 29 de julho nós vamo iniciar mais um atendimento para a população de Paranaguá, para as nossas crianças que precisam também da equoterapia. Então, a partir do segundo semestre nós teremos também esse trabalho de equoterapia para nossas crianças”, confirmou o Chefe do Executivo.

O representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, Felipe Braga, disse que o equipamento encaixa perfeitamente em Paranaguá “porque de nada adiantaria entregar um equipamento como esse se não tivesse um time, uma estrutura como essa para ser exemplo para os outros municípios. E eu tenho levado o exemplo daqui também para outras cidades do interior do estado”.

A prova do trabalho realizado está no atendimento a mais de 900 crianças feito pela Secretaria Municipal de Inclusão. “Isso a gente tem que dar graças a Deus e também ao prefeito Marcelo Roque e a primeira dama Amanda que é a madrinha da inclusão e também é realizadora de todo esse trabalho”, lembrou a secretária da pasta, Camila Leite. “Começamos o trabalho com 10 crianças, passamos a atender 48 e estamos com quase 80 crianças sendo atendidas. São números importantes. Aqui a gente tem acessibilidade, aqui a gente tem carinho, aqui a gente tem acolhimento, aqui a gente tem respeito.

E o empreendedor e fundador da startup curitibana Prevention, Juliano de Moraes Santos destacou que segundo a Organização Mundial de Saúde, até 2030 um quarto da população mundial terá miopia. E até 2050 metade do planeta. São torno de cinco bilhões de pessoas. “Essa é uma epidemia global e o Adam Robô é a prevenção, nasceu exatamente para isso, para prevenir e evitar a cegueira”, disse.

Em nome da Câmara de Vereadores, o vereador Júnior Leite disse que está satisfeito e orgulhoso de participar do evento “onde a gente e a população está aqui vendo também, principalmente os familiares e as pessoas que precisam dos serviços da Secretaria Municipal da Inclusão, vendo que a cada dia a inclusão acontece, cada dia a inclusão se desenvolve”, declarou.

Participaram da entrega dos equipamentos vereadores, secretários municipais, mães e crianças que serão atendidas no CAEDV, representantes de segmentos da comunidade.

Artigo anterior
Próximo artigo
ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment -
1024x852.jpg" alt="" class="wp-image-5580"/>