quinta-feira, fevereiro 22, 2024
InícioNOTÍCIASAMANHÃ: Entra para a história a chegada do primeiro navio de cruzeiros...

AMANHÃ: Entra para a história a chegada do primeiro navio de cruzeiros em Paranaguá

Paranaguá torna-se ponto de embarque e desembarque de navio de passageiros a partir desta sexta-feira, dia 1º de dezembro. O navio MSC Lirica, com capacidade para 2,6 mil passageiros, passará 15 vezes pelo Litoral do Paraná até o dia 8 de março de 2024. A cidade também vai receber uma parada do navio MSC Musica, com capacidade para 3,3 mil passageiros.

Trata-se de um marco histórico do turismo de Paranaguá.

Em cada parada do MSC Lirica, cerca de 400 passageiros poderão embarcar em Paranaguá. Outras 2 mil vagas estão reservadas para embarques em outras atracações da rota.

Nesta quinta-feira, dia 30, uma reunião com funcionários da Prefeitura foi realizada. São profissionais que passarão por treinamento para atuar nos serviços de imigração, entre outros serviços.

A secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, explicou que o município, em parceria com a Portos do Paraná e o Estado, tem se planejado em torno da infraestrutura necessária para atender os turistas. Entre as medidas, está a criação de dois espaços para recepção dos passageiros.

“Há um abastecimento total do navio em Paranaguá e isso gera um movimento maior do que só aquele proporcionado pelo turista nos locais. Muitos outros serviços estarão sendo agilizados antes de cada chegada de navio. E quanto aos turistas, sabe-se que a média de gasto gira em torno de R$ 800,00, pois é um turista que gasta mais do que o convencional e isso projeta uma injeção na economia local de cerca de R$ 15 milhões”, completou Maria Phatyn durante encontro com a equipe de trabalho que atuará nos embarques e desembarques.

“Essa é uma fase importante e queremos fazer um serviço de excelência, pois sabemos que Paranaguá já está na mira de outras empresas do setor de navios de passageiros”, lembrou o prefeito Marcelo Roque no encontro com os funcionários.

A Prefeitura tem equipes de diferentes secretarias envolvidas, além da Cultura e Turismo como Segurança, Serviços Urbanos, Comunicação, Saúde, entre outras. A Prefeitura também está disponibilizando um mapa de orientação de trajeto para chegada aos receptivos para os passageiros que embarcam em Paranaguá nesta sexta-feira.

A chegada do navio MSC Lirica nesta sexta-feira, dia 1º conta com batismo da rota e embarque de 400 passageiros, sendo que muitos deles já chegam a Paranaguá nesta quinta-feira, dia 30 movimentando a rede hoteleira e gastronômica da cidade.

O principal receptivo ficará ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Rocio onde funcionará o terminal de embarque e desembarque, que fica a menos de dois quilômetros da área de desembarque do Porto, facilitando o translado, e que também servirá de ponto de partida para passeios de barco pela baía de Paranaguá, através de uma estrutura recém-reformada pela prefeitura. “Teremos o ‘Mega Rocio’, com capacidade para mais de três mil pessoas e que fica localizado próximo ao cais do Porto e com fácil acesso ao centro da cidade”, explicou.

Os receptivos no Mega Rocio e Praça Mário Roque estão acontecendo em uma parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura de Paranaguá. No Mega Rocio funcionará terminal de embarque e desembarque com ‘check-in’ e ‘check-out’ dos passageiros e despacho de bagagens. Na Praça Mário Roque será feito o receptivo turístico para os passageiros que estiverem em trânsito, lá poderão terem informações turísticas, receber orientações e escolherem atividades.

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment - />