Durante toda esta terça-feira, 26, até às 17h, ocorrerá na praça Almirante Tamandaré, ação de cuidado para prevenção e diagnóstico de câncer bucal. O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Erasto Gaertner.
A 7.ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal em Paranaguá conta com atendimento gratuito e sem necessidade de agendamento prévio. O intuito é de prevenir e diagnosticar lesões com desordem de manifestações estomatológicas e patologias que envolvem a boca.
A campanha é realizada pelo Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner com apoio do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, do Centro de Projeto de Ensino e Pesquisa e da Secretaria Municipal de Saúde.
José Luiz Dissenha, cirurgião-dentista especialista em cirurgia e traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner explica que a ação acontece há 35 anos em Curitiba e sete anos em Paranaguá.
“O intuito é sempre orientar o paciente para que busque as campanhas e atendimentos e faça uma avaliação. Incentivamos também a autoavaliação. Temos visto resultados importantes como a diminuição de tumores maiores e conseguido descobrir tumores menores ainda no começo quando há maior chance de tratamento e até mesmo de cura”, destaca.
O profissional ressalta que a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde é fundamental. Dependendo da situação, o paciente é encaminhado para a unidade de saúde no município para dar continuidade ao atendimento e tratamento ou mesmo ao Hospital Erasto Gaertner.
“Não podemos perder esse vínculo com o paciente. Não adianta avaliarmos a pessoa, dizer que ela tem um problema e não dar continuidade ao tratamento. O que fazemos com a Secretaria de Saúde aqui em Paranaguá é uma parceria importante. O paciente pode ser referenciado para a unidade de saúde e ela faz esse acompanhamento para que ele não se afaste do tratamento, inclusive indo à casa desse paciente se necessário”, comenta José Dissenha.
conta que a campanha é desenvolvida pelo chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Erasto Gaertner e autor do projeto, Laurindo Moacir Sassi há mais de 30 anos no Paraná e tem gerado resultados positivos. “Notamos que os casos encaminhados são menos graves, ou seja, está sendo detectado na origem, no início, o que deixa o tratamento mais passível de eficácia”, observa.
O câncer bucal pode afetar os lábios, a língua, as bochechas, o palato, a gengiva e a garganta. Os principais fatores de risco são o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a má higiene bucal.
O diretor de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, dentista Wilson de Moraes enfatiza que esta é uma campanha fundamental e que gera resultados positivos a cada ano. “Este é um evento que acontece anualmente aqui em Paranaguá, por meio de uma parceria importante com o Hospital Erasto Gaertner que é referência nacional em tratamento de câncer, inclusive câncer de boca. O objetivo é que a população em geral acima dos 30 anos venha para fazer seu exame preventivo gratuitamente. O local está recebendo os profissionais do Erasto Gaertner e nossos dentistas do quadro municipal”, convida.
A população também pode, durante o ano inteiro, buscar o atendimento odontológico por meio da sua unidade de saúde de referência.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer bucal é o quinto mais comum entre os homens e o sétimo entre as mulheres no Brasil. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e evitar complicações. Os principais sintomas do câncer bucal são feridas que não cicatrizam em até 15 dias, manchas brancas, vermelhas ou escuras na boca, nódulos ou caroços no pescoço, dificuldade para engolir, falar ou mastigar, sangramentos, dor e alteração na voz.