quinta-feira, outubro 16, 2025
InícioLITORALDiocese de Paranaguá terá várias procissões na Solenidade de Corpus Christi

Diocese de Paranaguá terá várias procissões na Solenidade de Corpus Christi

Neste ano, cada paróquia, tanto da sede, como nas demais 12 cidades irão celebrar a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, também conhecida como Corpus Christi, preparando seus próprios tapetes e fazendo a celebração comunitária .
Na quinta, dia 19 de junho, em todas as Paróquias é celebrada a solenidade de Corpus Christi, o mistério da Eucaristia, no qual os fiéis acreditam na presença real de Jesus Cristo na hóstia consagrada. Nesta data, uma única vez a cada ano, o ostensório (peça portadora) com o Santíssimo Sacramento é levado pelas ruas, à vista de todos.
Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio para a alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã onde está contido o tesouro espiritual da Igreja Católica, o próprio Cristo.
A comemoração de Corpus Christi é uma das festas mais antigas e importantes da igreja católica, remonta ao século XIII instituída pelo Papa Urbano IV.

A última vez que o Papa Francisco presidiu a solenidade, em 2024 ele explicou que a Eucaristia “nos ensina a oferecer o pouco que temos e a render graças; a nos doar aos outros porque o egoísmo não traz liberdade, mas escravidão”.
Além de Paranaguá, em todas as 12 cidades que fazem parte da Diocese – Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná e Tunas do Paraná será celebrada a solenidade com missas solenes seguidas das procissões e com os tradicionais tapetes feitos pela comunidade local desde as primeiras horas do dia 19, feriado nacional.
Para que os fiéis tenham a oportunidade de realizar um gesto concreto, devem levar, no dia, um quilo de alimento não perecível para doação, ou agasalhos conforme o pedido da sua respectiva paróquia. A programação nas diversas cidades será divulgada pela Pascom – Pastoral da Comunicação nas redes sociais da Diocese. Instagram e Facebook: Diocese de Paranaguá

Serviço:
Solenidade de Corpus Crhisti
Dia 19/06/2023 – quinta-feira
Às 15 horas na maior parte das Paróquias

(Pascom Diocese de Paranaguá)

ULTIMAS NOTICIAS
- Advertisment -