Mais de 50 pessoas participaram de um encontro na tarde desta quarta (15) na Prefeitura de Paranaguá para formalizar a entrega de donativos às vítimas da enchente provocada por mais de 105 mm de chuva num curto espaço de tempo na semana passada.
As doações foram arrecadadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias totalizando 500 cestas básicas, 500 kits de higiene e 500 kits de limpeza. O secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, representou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
Gestores estaduais do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) também formalizaram a entrega de doações arrecadadas numa campanha realizada em Curitiba nos últimos dias 11 e 12, entregues à Prefeitura sob responsabilidade da secretaria municipal de Assistência Social.
O encontro reuniu vários líderes religiosos de diversas denominações cristãs no gabinete do Executivo, além do prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, da vice-prefeita, Fabiana Parro, secretários e assessores municipais, e vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Adalberto Araújo, e o prefeito de Guaraqueçaba, Sandro da Saúde.
O gerente de Autossuficiêcia da Igreja, Diogo Pereira, apresentou dois dos vários projetos humanitários de sucesso apoiados pelo Brasil e se colocou à disposição da Prefeitura para iniciativas locais, citando ainda que em 2024 foram apoiados financeiramente 109 projetos em 24 estados brasileiros. No Paraná, há apoios em Curitiba, Londrina, Paranavaí e agora em Paranaguá.
O secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda, citou exemplos da urbanização de Curitiba ao longo do tempo e garantiu que Paranaguá tem total apoio do governador para ser transformada por bons projetos. “Paranaguá é uma cidade com grande potencial que foi abandonada ao longo dos anos. Não só a cidade, mas hoje vi que também a prefeitura. Adriano Ramos, essa pessoa é um líder. A liderança, a alegria, a determinação do Adriano Ramos nos dão a certeza de que agora a gente sabe quem vai colocar a cidade no caminho do progresso”, disse Roveda. Ele também confirmou a realização da feira de serviços Paraná em Ação na cidade nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro.
A vice-prefeita agradeceu as entidades que atenderam o chamado após a enchente. “Temos que estruturar a cidade para enfrentar esses momentos de catástrofe para que possamos nos preparar permanentemente para momentos como esse”, disse Fabiana Parro.
O prefeito lembrou que as chuvas torrenciais mostraram que o secretariado não foge à luta e agradeceu o empenho da equipe, além dos donativos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “Já nos primeiros momentos após a chuva todos se mobilizaram para somar conosco. É esse tipo de parceria, de envolvimento que buscamos sempre com a missão de cuidar da cidade, de cuidar das pessoas. Somos gratos às igrejas, ao Governador Ratinho Junior aqui representado pelo secretário Santin Roveda que já é um parnanguara de coração”, agradeceu Adriano Ramos. Roveda é o primeiro secretário de Estado a cumprir agenda oficial em Paranaguá após a posse de Adriano Ramos e Fabiana Parro no dia primeiro de janeiro.