Reivindicação antiga da corporação, o treinamento para nivelamento dos GCMs, que iniciou nesta semana, vem capacitar e valorizar os profissionais de segurança municipal de Paranaguá, colocando-os em condições de enfrentar o crime e atuar em situações de emergência, especialmente no litoral do Paraná, onde o turismo e as áreas costeiras exigem preparo técnico e agilidade dos agentes.
O treinamento terá quinze dias de atividades intensas e posterior estágio nas ruas. Neste domingo (12), as equipes estiveram na Ilha do Mel, onde receberam treinamento para resgate subaquático e fizeram a travessia terrestre de Brasília a Encantadas, onde aperfeiçoaram técnicas de resgate em morros e locais de difícil acesso. As equipes também já passaram por treinamentos com gás e choque, e a partir de segunda-feira (13), começam os treinamentos de defesa pessoal.
O Secretário Municipal de Segurança reforça que o treinamento atende a um pedido da GCM e a uma determinação do prefeito. “Esse treinamento é um pedido antigo dos GCMs e, com certeza, é um reforço muito importante na segurança. Por determinação do prefeito Adriano Ramos, estamos dentro do propósito de devolver segurança aos parnanguaras o mais breve possível”, destacou o Secretário Francisco Nóbrega.
O último curso de qualificação da GCM foi o de operador tático, realizado há mais de seis anos. Agora, com a retomada do estágio ROMU em 2025, os agentes têm a oportunidade de atualizar seus conhecimentos e fortalecer suas habilidades em resgate e salvamento, complementando suas competências operacionais. O curso é promovido pela Academia e Instrutores da Guarda Municipal e tem o apoio de instrutores de São José dos Pinhais e municípios da região metropolitana.