Mais de 200 pessoas participaram da 1ª Trilha Caiçara “Mário Roque”

0
223

Please enter banners and links.

Aconteceu neste domingo, dia 29 de maio, a 1ª Trilha Caiçara “Mário Roque”. O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas que percorreram 12,4 km passando pelas comunidades marítimas da Ponta do Ubá, Ilha de São Miguel e Piaçaguera.

O evento começou com o embarque na Rua da Praia, por volta das 7h da manhã, seguiu com quatro barcos da Associação de Barqueiros de Paranaguá (Barcopar) até a Ponta do Ubá onde houve o desembarque, abertura oficial com alongamento e largada com caminhada pela natureza.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, lembrou que a trilha é a realização de um sonho do seu pai Mário Roque. E a caminhada ocorreu no dia em que o ex-prefeito faria 80 anos.

“Momento de emoção. Meu pai percorreu este caminho várias vezes e agora estamos trabalhando também como uma forma de estimular o turismo caiçara da nossa região. Quero agradecer a todos os secretários e funcionários que ajudaram na realização deste evento”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

O secretário de Agricultura e Pesca, Antonio Ricardo dos Santos, responsável pela logística e organização de todo o trajeto disse que o sentimento era de satisfação por ajudar a alcançar um sonho idealizado. “Nossa secretaria ficou responsável pela limpeza de todo o trajeto, o que incluiu serviços de capinação, roçada, uso de material ambientalmente correto em alguns locais da trilha e o cuidado com a natureza”, explicou.

Mais de 50 pessoas participaram da organização e como apoio durante o evento. De acordo com Rossana Costa Curta e Benigno Catalan Arse, a limpeza da trilha foi o que mais chamou a atenção. “Viemos de Cascavel e moramos em Matinhos e fazemos trilha há mais de 15 anos e gostamos muito dessa trilha. O ambiente e a limpeza chamaram nossa atenção”, confirmou Benigno. “Foi muito legal fazer essa trilha, muito diferente, porque a ilha é muito bonita. Uma trilha muito bonita”, completou.

Rossana ainda lembrou que, durante a caminhada eles puderam conhecer a comunidade caiçara. “Os moradores foram muito receptivos e caminhar na natureza dá outro ânimo para a gente”, disse.

Ao longo da trilha, os participantes puderam parar para apreciar a paisagem e fizeram questão de registrar o percurso com fotos.

“A Trilha é um novo pacote turístico que Paranaguá pode oferecer. Esta é a nossa primeira experiência e podemos desenvolver este trabalho em diferentes locais de Paranaguá que é conhecida também pelas origens caiçaras”, lembrou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn Torres.

Ao final da caminhada, os participantes tiveram um almoço tipicamente caiçara e o retorno aconteceu pelas mesmas embarcações da Barcopar até o continente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here