
Please enter banners and links.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II. Foi o Papa Paulo VI o primeiro a celebrar a data em 1967.
No próximo domingo, dia 29 de maio, às 19 horas, Dom Edmar Peron presidirá, a missa alusiva ao 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário em Paranaguá.
A Igreja Católica foi uma instituição pioneira ao utilizar esta forma de chamar a sociedade para dar atenção, discutir, acompanhar e propor melhorias nas informações e conhecimentos passados de forma globalizada pelos meios de comunicação social, do rádio à internet.
A data é celebrada na solenidade da Ascensão do Senhor, ou seja o domingo que antecede a Festa de Pentecostes. O Papa envia, todos os anos a mensagem especial para este dia que é publicada no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
A mensagem de 2022 do Papa Francisco, intitulada “Escutar Com o Ouvido do Coração”, nos fala que é preciso “ir”, “ver” e também escutar, pois “escutar é decisivo na gramática da comunicação e condição para um autêntico diálogo”.
A Diocese de Paranaguá, composta por 13 municípios, tem a sua comunicação oficial feita sob a orientação e acompanhamento direto do bispo que fez questão de agendar a missa em ação de graças nesta data e convidar de forma especial os comunicadores – rádio – jornais – sites – revistas – TV´s – de toda a diocese.
A diocese tem seu site, facebook e instagram atualizados continuamente. Nas paróquias/santuários/comunidades, a comunicação é feitas pelas redes sociais específicas, através da Pascom (pastoral da comunicação) e/ou pelo Correspondente de Comunicação.
Foi no início da pandemia, que a coordenação da Pascom diocesana formou o grupo dos Correspondentes com representantes de todos os locais.
“A missão do grupo é garantir que a sua comunidade não se sinta isolada, mas parte de um todo diocesano”, explica o bispo, “Assim a diocese se fortalece por comunicar o “viver no Evangelho de Jesus”, para todos e entre todos. Um caminho de ida e vinda muito frutífero. A dimensão diocesana presente nas comunidades e as comunidades formando uma diocese completa”, afirma.
Dom Edmar, completa seguindo a reflexão do Papa: “Escutar deve fazer parte da rotina de todos. Deve começar em casa, com a família. Nos locais de trabalho e de lazer. Nas diversas instituições, públicas e particulares, sociais, políticas e religiosas. Deve ser prioridade para todos que desempenham o papel de comunicadores”.
Serviço:
Missa Alusiva ao 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais
Data 29 de maio de 2022, 19 horas na CatedralDiocesanaNossaSenhora do Rosário Paranaguá
Transmissão ao vivo pelo Facebook da Diocese de Paranaguá
