Bispo de Paranaguá Celebra Missa Pelo Dia Mundial das Comunicações

0
228

Please enter banners and links.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II. Foi o Papa Paulo VI o primeiro a celebrar a data em 1967.
No próximo domingo, dia 29 de maio, às 19 horas, Dom Edmar Peron presidirá, a missa alusiva ao 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário em Paranaguá.
A Igreja Católica foi uma instituição pioneira ao utilizar esta forma de chamar a sociedade para dar atenção, discutir, acompanhar e propor melhorias nas informações e conhecimentos passados de forma globalizada pelos meios de comunicação social, do rádio à internet.
A data é celebrada na solenidade da Ascensão do Senhor, ou seja o domingo que antecede a Festa de Pentecostes. O Papa envia, todos os anos a mensagem especial para este dia que é publicada no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
A mensagem de 2022 do Papa Francisco, intitulada “Escutar Com o Ouvido do Coração”, nos fala que é preciso “ir”, “ver” e também escutar, pois “escutar é decisivo na gramática da comunicação e condição para um autêntico diálogo”.
A Diocese de Paranaguá, composta por 13 municípios, tem a sua comunicação oficial feita sob a orientação e acompanhamento direto do bispo que fez questão de agendar a missa em ação de graças nesta data e convidar de forma especial os comunicadores – rádio – jornais – sites – revistas – TV´s – de toda a diocese.
A diocese tem seu site, facebook e instagram atualizados continuamente. Nas paróquias/santuários/comunidades, a comunicação é feitas pelas redes sociais específicas, através da Pascom (pastoral da comunicação) e/ou pelo Correspondente de Comunicação.
Foi no início da pandemia, que a coordenação da Pascom diocesana formou o grupo dos Correspondentes com representantes de todos os locais.

“A missão do grupo é garantir que a sua comunidade não se sinta isolada, mas parte de um todo diocesano”, explica o bispo, “Assim a diocese se fortalece por comunicar o “viver no Evangelho de Jesus”, para todos e entre todos. Um caminho de ida e vinda muito frutífero. A dimensão diocesana presente nas comunidades e as comunidades formando uma diocese completa”, afirma.
Dom Edmar, completa seguindo a reflexão do Papa: “Escutar deve fazer parte da rotina de todos. Deve começar em casa, com a família. Nos locais de trabalho e de lazer. Nas diversas instituições, públicas e particulares, sociais, políticas e religiosas. Deve ser prioridade para todos que desempenham o papel de comunicadores”.

Serviço:
Missa Alusiva ao 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais
Data 29 de maio de 2022, 19 horas na CatedralDiocesanaNossaSenhora do Rosário Paranaguá
Transmissão ao vivo pelo Facebook da Diocese de Paranaguá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here