Inaugurada sede do Ambulatório de Saúde Mental “Risoaldo Severino de Moura”.

0
532

Please enter banners and links.

Na manhã desta segunda-feira, 16, foi inaugurada a nova sede do Ambulatório de Saúde Mental “Risoaldo Severino de Moura”. O Ambulatório de Saúde Mental de Paranaguá está em funcionamento desde 2019 como serviço de referência para o tratamento das psicopatologias de risco moderado no âmbito da atenção especializada em saúde e agora contará com uma sede mais humanizada e ampliada.

O Ambulatório possui uma equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, psicólogo e Assistente Social e já é responsável pelo atendimento da maior parte da demanda de saúde mental encaminhada ao nível secundário de saúde, trabalhando sempre sob a perspectiva da interdisciplinaridade e do cuidado integral e humanizado.

“Tivemos recentemente a inauguração da sede da Fundação de Assistência à Saúde (Fasp), a reforma de unidades de saúde, a reforma e ampliação da UPA que em breve será inaugurada e agora este espaço importante que é o Ambulatório de Saúde Mental. O atendimento anteriormente ocorria no Banguzinho e agora contará com um local central, mais amplo e humanizado e que poderá atender um número maior de pacientes. Tratar da saúde mental é fundamental e este é mais um serviço preparado para atender a demanda que chega pelas unidades básicas de saúde”, ressalta o prefeito Marcelo Roque.

O prefeito salientou o nome do prédio homenageando uma das primeiras vítimas da Covid-19 em Paranaguá. “O espaço conta com o nome de uma pessoa muito querida que foi o Risoaldo, conhecido carinhosamente por Riso. Estamos fazendo essa merecida e bonita homenagem a ele e que contou com a presença de praticamente toda a família”, ressalta.

O serviço será administrado pela Fundação Municipal de Assistência à Saúde (Fasp). “O pós-Covid-19 nos trouxe uma outra pandemia: a de saúde mental. Estamos sentindo esse aumento dia após dia e que tem trazido uma demanda maior para o serviço. Com certeza esse local vai trazer uma qualificação maior e uma possibilidade de atender ainda mais pacientes. Fico feliz por contar com uma equipe muito boa, bem disposta e que também está agregando com outras pessoas, mais servidores que estão entrando para atender essa demanda”, destaca a diretora geral da Fasp, Everllin Guiguer.

A secretária Municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro explica que o intuito é melhorar a questão de atendimento na saúde mental no município. “Os atendimentos no ambulatório são estratificados na Atenção Básica nas unidades de saúde. Por meio do resultado dessa estratificação os pacientes são encaminhados para o ambulatório ou para o CAPS. Acredito que após a pandemia, muitas pessoas estão com sequelas, inclusive na questão de saúde mental e precisavam de um ambiente melhorado, mais humanizado pra serem recebidas”, observa.

Também participaram da inauguração, os vereadores Júnior Leite, Vandecy Dutra e Bruno Miguel, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nilson Nishida, familiares do homenageado Risoaldo Moura, secretários municipais e veículos de imprensa.

HOMENAGEM
A família de Risoaldo Severino de Moura compareceu à inauguração e não escondeu a emoção da homenagem recebida. “Essa homenagem é muito importante pra nós, porque como tantas outras pessoas, não tivemos direito a um velório, não tivemos direito a um luto ou a uma despedida. Quando meu marido faleceu, eu também estava em quarentena, então não tive direito nem de vê-lo. Durante o ápice da pandemia, não era possível a realização de velório e meu luto foi muito solitário, não pude receber meus amigos, corpo do meu marido seguiu pra Campo Largo somente com meu filho para o crematório e o que me restou foi uma caixinha de cinzas. Esta homenagem se tornou muito importante pra nós. É como se um ciclo fosse fechado, por isso que praticamente a família toda esteve aqui”, lembrou a esposa de Risoaldo, Marijulie Ribeiro Moura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here