Agentes comunitários de saúde passam por capacitação sobre cobertura vacinal

0
126

Please enter banners and links.

Considerando a importância da vacinação em dia para evitar diversas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde e Atenção Primária juntamente com a equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), realizou capacitação aos agentes comunitários de saúde (ACS).

A superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes ressalta que este primeiro encontro foi produtivo para além de passar informações, sanar dúvidas pertinentes dos agentes comunitários de saúde. “Eles puderam nos passar suas dúvidas e demandas diárias sobre vacinação da população. Encontros assim são sempre produtivos também para troca de experiências”, avalia.

“Nosso intuito é ampliar a cobertura vacinal. Os ACSs têm o contato direto com os pacientes e seus familiares em virtude das visitas domiciliares. Com isso, a abertura é ainda maior para dialogar com os cidadãos quanto a importância de manter o calendário vacinal em dia”, destaca a diretora de Enfermagem, Miriam Simião.

“O treinamento abordou, entre outros temas, as doenças pneumocócicas, cobertura vacinal atual de Paranaguá, desmistificou fake news, os efeitos adversos, período certo para aplicação de cada vacina, entre outros detalhes relevantes”, citou Micaela Gois Boechat Boaventura, integrante da coordenação do CIEVS.

A capacitação teve apoio da 1.ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Gabinete Institucional. A diretora do Departamento de Atenção em Saúde, Ghislaine Cristina Corrêa e a bolsista – Ministério da Saúde (Cievs), Camila Soares Motta Celestino, também participaram da capacitação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here