Sábado é Dia D de vacinação contra o sarampo e influenza

0
172

Please enter banners and links.

Neste sábado, 30, as unidades básicas de saúde estarão abertas das 9h às 16h para o Dia D contra o sarampo e contra a gripe. São duas campanhas nacionais ativas que pretendem vacinar o maior número de pessoas que fazem parte do público preconizado pelo Ministério da Saúde.

SARAMPO
Podem se vacinar neste momento, os profissionais de saúde e crianças de 6 meses a 4 anos.
Em 2015, o Brasil havia registrado os últimos casos autóctones de sarampo e em 2016, recebeu a certificação da eliminação do vírus endêmico. Não houve confirmação de casos da doença nos anos de 2016 e 2017. Entretanto, em 2018, o vírus do sarampo foi reintroduzido no país, ocasionando um surto com 9.325 casos. No ano de 2019, 12 meses após a reintrodução mencionada, o vírus do sarampo continuava com transmissão ativa e a circulação endêmica da doença foi restabelecida no Brasil. Em 2019, 2020 e 2021, até a Semana Epidemiológica (SE) 52, foram confirmados 20.901, 8.448 e 668 casos de sarampo, respectivamente (Figura 1). Esta situação evidencia a necessidade de esforços para a interrupção da circulação viral e assim ser possível pleitear a recertificação de país livre do sarampo.

GRIPE
Podem se vacinar neste momento profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo do ano, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here