PREFEITURA DE MORRETES CANCELA TRADICIONAL FESTA-FEIRA 2022

0
203

Please enter banners and links.

A Prefeitura de Morretes divulgou na manhã desta quarta-feira (27), uma nota oficial acerca do cancelamento da Festa-Feira deste ano.

A Festa-Feira é um evento tradicional da cidade de Morretes, com duração aproximada de 9 dias, e possui como proposta oferecer uma programação cultural diversificada e valorizar os produtores agrícolas, artesãos e comércio local.

O evento busca promover a convivência harmônica em espaço público, convidando a população a se apropriar da cidade de forma criativa, por meio da exposição de produtos agrícolas e artesanais, da música e da gastronomia.

A Festa-Feira era ansiada por todo o povo morretense, assim como pela Prefeitura. Não apenas pelo caráter cultural e tradicional, mas também pela perspectiva de movimentação econômica e turística, promovendo a visibilidade da cidade e valorização dos produtos e culturas locais. Infelizmente, em razão de condições especiais, geradas pela pandemia e alguns outros fatores o evento se mostrou inviável neste ano.

De acordo com a Prefeitura de Morretes, o ano de 2022 iniciou conturbado, com muitas incertezas acerca do rumo que a crise pandêmica iria tomar, não apenas em âmbito municipal, mas internacional. “Visando privilegiar os cuidados com a saúde pública, a Prefeitura optou por cancelar quaisquer festividades de carnaval. Pelo mesmo motivo, a Festa-Feira foi colocada em posição de reavaliação, até que fosse possível vislumbrar a direção que a pandemia iria tomar”, informou a prefeitura.

Em um primeiro momento, devido às perspectivas de melhora do cenário nacional, a Prefeitura não apenas cogitou realizar o evento, como também iniciou as providências para sua execução. Formalizada a comissão da Festa Feira, conforme Decreto n.º 379/2022, a programação foi submetida à análise sendo adiada para o final do mês de maio. A partir deste momento foi elaborado um projeto preliminar com orçamento, bem como foi publicado Edital de Convocação para Patrocínio.

“Apesar dos esforços, a execução da festividade mostrou-se inviável. Isto porque obras importantes como a revitalização da Orla do Rio Nhundiaquara e recapeamento da Rua Conselheiro Sinimbu estão em fase avançada para sua realização, vias comumente utilizadas para a realização da Festa-Feira, o que impediria a livre e segura locomoção dos moradores, turistas e feirantes durante a festividade”, reforçou a prefeitura de Morretes.

Além disso, a falta de tempo hábil para a preparação de um evento de grande porte se tornou um importante entrave para a realização satisfatória da Festa. “É importante destacar, ainda, que a falta de tempo não foi o único fator determinante para o cancelamento, pois um evento deste porte também exige alto investimento e mão de obra”, disse o comunicado da prefeitura.

O Município encontra-se com a perspectiva de arrecadação reduzida impossibilitando o custeio da totalidade do evento sem comprometer ou arriscar as finanças, ou as certidões negativas conquistadas, primordialmente, pelo fato de que neste ano de 2022, ante a ausência de pedágio, o Município perdeu cerca de 10% de sua arrecadação anual.

Apesar da publicação do mencionado Edital de Chamamento Público para Patrocínio da Festa-Feira, não foi possível obter o montante necessário para a realização da festividade.

Desta forma, a Prefeitura de Morretes se compromete a iniciar, desde já, o planejamento de uma grande Festa-Feira para o ano de 2023.

É evidente e a gestão reconhece que a ausência de um evento desta importância, abre uma enorme lacuna na perspectiva financeira do comércio local, situação ainda agravada pela crise decorrente da pandemia do novo Coronavírus.

Portanto, para minimizar a ausência de realização da Festa-Feira, e mitigar o impacto da crise pandêmica, a Prefeitura já está trabalhando em eventos e feiras para movimentar a cidade em 2022, os quais serão realizados pela iniciativa pública e/ou privada.

As informações são da Prefeitura de Morretes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here