Inaugurada sede administrativa da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá

0
145

Please enter banners and links.

Nesta segunda-feira, 25 ocorreu a inauguração da sede administrativa da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp). A Fundação foi instituída por meio da Lei Complementar Municipal nº 230, de 10 de julho de 2019. Sua finalidade é fundamentalmente desenvolver e executar ações e serviços de saúde ambulatorial especializado, hospitalar, serviço de apoio diagnóstico, atenção psicossocial, além de ensino, pesquisa e educação permanente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A sede administrativa é inaugurada também com sala de treinamento totalmente equipada para capacitar os profissionais e dar um atendimento de qualidade para a população no dia a dia. Temos investido em saúde pública seja nesta sede, na reforma e ampliação da UPA, unidades de saúde, entre outros. A pasta da saúde é bastante complexa e os investimentos precisam ocorrer praticamente todos os dias para gerar um atendimento de qualidade”, enfatiza o prefeito Marcelo Roque lembrando que além de outros investimentos na área, em breve Paranaguá contará com uma Unidade de Pronto Atendimento Porte III.

As ações e os serviços de saúde são desenvolvidos de maneira sistêmica e integram uma rede regionalizada e hierarquizada em nível de complexidade crescente do Sistema Único de Saúde (SUS), da qual a Fasp é parte integrante, sendo dever da Fundação e de seus colaboradores observarem todos seus princípios e diretrizes, inclusive a fiscalização e o acompanhamento pelo Conselho Municipal de Saúde.

“A nova sede administrativa da Fasp é também um sinal de organização para todos os profissionais que estão trabalhando com a Fundação em um ambiente mais humanizado e organizado. Outra questão muito importante é o espaço para treinamentos desses servidores. O espaço de capacitação também será utilizado pelos profissionais que atuam pela Secretaria de Saúde sempre com o intuito de melhorar a qualidade no atendimento à população”, destaca a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Também presente no evento, o deputado estadual Márcio Nunes destacou a relevância do modelo de serviço. “A Fasp é um modelo de serviço inovador por meio de um contrato de gestão que se renova anualmente e que serve de modelo também para outros municípios. Fiquei impressionado com a sede administrativa. Para fazer uma boa administração é preciso contar com um bom setor administrativo com profissionais competentes para trabalhar”, salienta o deputado.

Após a organização administrativa, os primeiros contratos de profissionais vinculados à Fasp foram firmados em meio à pandemia causada pela Covid-19, quando da deflagração do Processo Seletivo Simplificado nº 01 de 2020, publicado em 15 de maio de 2020.

Ao logo desse período buscou-se o aprimoramento dos espaços físicos das Unidades geridas pela FASP e setores administrativos, bem como com a realização do primeiro Concurso Público para o provimento dos empregos públicos listados no Regimento Interno, que ocorreu em 12 de dezembro de 2021.

“Este é um local importante, os profissionais administrativos também precisam de um espaço adequado para realização dos seus serviços porque gerenciam questões importantes que refletem no atendimento à população. A sala de treinamento será um local de capacitação aos profissionais de saúde que estão entrando na Fasp e fazer uma capacitação continuamente gerando mais qualidade no atendimento aos usuários do serviço”, avalia a diretora geral da Fasp, Everllin Guiguer

Conforme a diretora geral, a Fasp planeja proceder a convocação dos profissionais aprovados no Concurso Público e aprimorar a estrutura física, aliado às metas dispostas no Contrato de Gestão, buscando a excelência e se tornar referência no atendimento da assistência à saúde pública do Município de Paranaguá.

HOMENAGEM

Em homenagem, a sede recebeu o nome de Maurílio dos Santos, médico generalista desde 1981. Em Paranaguá atuou no Hospital Paranaguá, antiga Santa Casa de Misericórdia, foi diretor do Instituto Médico Legal, entre outras funções. Dedicou-se a Medicina desde jovem e trabalhou até a última semana antes de se internar na UTI, até a véspera quando não mais sentiu forças para subir a rampa do Hospital Paranaguá onde atuava.

Também participaram do evento de inauguração, a vereadora Vandecy Dutra e membros do Conselho Municipal de Saúde juntamente com seu presidente José Dougiva, além de secretários municipais, população e veículos de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here