WhatsApp anuncia ferramenta que pode agregar grupos com milhares de pessoas no Brasil, mas só depois das eleições

0
279

Please enter banners and links.

WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (14) uma nova ferramenta de comunidades. A novidade permite agregar diferentes grupos em um espaço compartilhado, com potencial de enviar avisos para milhares de pessoas ao mesmo tempo. O WhatsApp comunidades será testado globalmente, mas só deve chegar ao Brasil depois eleições de 2022, segundo a companhia.

Em fevereiro, o aplicativo fechou um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral(TSE) para combater a desinformação durante o processo eleitoral de 2022. Na ocasião, o CEO do WhatsApp, Will Carhcart, se comprometeu a não implementar nenhuma mudança significativa de produto no Brasil antes das eleições.

Dario Durigan, gerente de políticas públicas do WhatsApp no Brasil, acredita que decisão de adiar a estreia do recurso até depois do segundo turno das eleições reforça essa aliança do app com o TSE.

“É uma medida de cautela para não haver nenhum ruído em um ano de eleição, um ano complicado”, explica Durigan.

Atualmente, um grupo no WhatsApp pode ter até 256 membros — diferentemente do Telegram, principal concorrente do aplicativo, que permite grupos com milhares de usuários.

O WhatsApp explica que o foco da ferramenta de comunidades é atender pequenos grupos com o mesmo interesse, como escolas, membros de congregações religiosa, moradores de um mesmo condomínio ou até mesmo empresas.

O aplicativo também vai dar mais poder para os administradores, que poderão enviar avisos a todos os participantes da comunidade e controlar quais grupos e usuários podem ser adicionados.

Redução de encaminhamentos

Ao anunciar a novidade, o WhatsApp comenta que vai restringir o encaminhamento das mensagens para manter as conversas privadas.

A partir do lançamento das comunidades, as mensagens que já foram encaminhadas só poderão ser repassadas novamente para um grupo de cada vez, ao invés de cinco grupos, como no limite atual.

Fonte G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here