Polícia Federal e IBAMA investigam pesca e comercialização de espécie ameaçada de extinção

0
125

Please enter banners and links.

Policiais federais e Agentes do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, dos Recursos Naturais Renováveis realizaram na manhã desta quarta-feira, 13, uma ação de fiscalização nos espaços que comercializam peixes e frutos do mar, no Mercado Municipal do Peixe “Brasílio Abud”, em Paranaguá.
Uma denúncia anônima repassada para os órgãos federais, indicando a comercialização de carne de mero, espécie ameaçada de extinção e protegida por lei, levou as equipes até o local.
Durante a vistoria, os agentes e policiais federais recolheram pedaços de pescados que estavam sendo vendidos em um box. Análises mais detalhadas vão apontar qual espécie estava sendo comercializada.
Indagado sobre o material recolhido, o responsável pelo estabelecimento comercial disse que eram postas de garoupa, porém, não apresentou nenhuma documentação específica ou a declaração de procedência do pescado.
Além das postas recolhidas para perícia técnica, os agentes do IBAMA também apreenderam quase 40 quilos de camarão. A mercadoria não tinha a documentação necessária para ser comercializada.
DENÚNCIA
A ação conjunta deflagrada no Mercado do Peixe de Paranaguá tratou de forma específica de uma denúncia recebida pela Polícia Federal, já que a fiscalização e investigação com relação a pesca, transporte, armazenamento, descaracterização, comercialização, beneficiamento e industrialização do mero estão proibidas em território nacional desde de 2002, seguindo determinação do Ministério do Meio Ambiente.
Os infratores estarão sujeitos à detenção de um a três anos, multa, ou ambas as penas cumulativas. As embarcações, pescadores profissionais ou amadores, e indústrias de pesca, que atuarem em desacordo com as medidas estabelecidas terão cancelados seus cadastros, autorizações, inscrições, licenças, permissões ou registros da atividade pesqueira.
Fonte  Radio Ilha do Mel

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here