Projeto Marco Zero vai recuperar patrimônio histórico e religioso de Paranaguá

0
190

Please enter banners and links.

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, localizada em Paranaguá, no Litoral do Paraná é o ponto de partida do marco populacional do Estado. Foi isso que deu o nome ao Projeto Marco Zero que visa a restauração do patrimônio religioso, arquitetônico e histórico do Paraná.

Datada de 1578, a Catedral Diocesana é uma das igrejas mais antigas do país e necessita de cuidados como a preservação da estrutura física, a modernização do uso do espaço e o resgate histórico de toda a construção.

Agora o Projeto Marco Zero tem o objetivo de arrecadar recursos de empresas e pessoas físicas para garantir essa restauração. O primeiro passo foi a aprovação e publicação no Programa Nacional de Apoio à Cultura. Para dar andamento à iniciativa foi criado um consórcio de empresas formada pela Inspire C, Agência FN que faz a gestão de fomento e captação do consórcio e o núcleo de mídia e conhecimento.

O lançamento oficial do Projeto Marco Zero acontecerá em julho deste ano, quando a Diocese de Paranaguá comemora 60 anos.

Mas os trabalhos para angariar recursos já começaram e pessoas físicas com até 6% do imposto de renda e jurídicas com até 4% podem participar. As pessoas físicas têm até o final de abril para fazer o Imposto de Renda. Ao preencher o formulário, o contribuinte terá a opção de destinar parte do imposto devido para este projeto.

“Esta é uma forma de saber onde seu imposto está sendo aplicado e uma opção de fiscalização permanente”, lembrou Felipo Nichetti da Agência FN.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), vem acompanhando todo o processo. Participou oferecendo informações históricas, cadastrais, fotográficas e arquitetônicas, entre outras, para que o projeto pudesse ser formulado.

Além disso, o prefeito Marcelo Roque assinou a proposta do consórcio, o que contribui para o processo de captação.

Para o Padre Emerson, pároco da Matriz Diocesana, a iniciativa é um passo importante para o restauro.

História
A igreja, pelos registros históricos, é a primeira edificação católica construída no Paraná e a primeira no Brasil dedicada à Nossa Senhora do Rosário.

Em estilo colonial português, do século XVIII, a igreja matriz tem o primeiro marco de sua construção datado de 1578, ou seja, há 444 anos. É formada por quatro partes: nave, capela mor, sacristia lateral e torre.

A escolha de dedicar a primeira igreja do povoado à Santa Maria, Mãe de Jesus, sob o título de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, foi provavelmente dos primeiros habitantes e administradores europeus, de acordo com texto extraído do site da Diocese.

Nossa Senhora do Rosário é a padroeira de Paranaguá, a cidade pólo do Litoral do Paraná e conhecida como Berço da Civilização Paranaense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here