Em Paranaguá, Projeto “Planeta Água em Cena 4” incentiva crianças a preservar a água

0
195

Please enter banners and links.

Apresentações gratuitas da peça foram realizadas em escolas da cidade nos dias 24, 25 e 28 de março

As escolas municipais Professor Joaquim Tramujas Filho, Professora Edinéia Marize Marques Garcia e a Escola Municipal do Campo “Antônio Fontes” receberam nos dias 24, 25 e 28 de março a peça teatral infantil “Planeta Água em Cena 4”, que levou reflexões sobre a importância da preservação da água e do meio ambiente para todos os seres vivos.
Com histórias e músicas divertidas, o pinguim Pinguinho enfrentou dificuldades com a falta de água na sua casa, e precisou da ajuda de seu avô, o Vovô Pingão e outros amigos para aprender sobre o consumo consciente desse elemento, com atitudes responsáveis e sustentáveis.
O evento gratuito recebeu mais de 700 crianças. Sucesso com o público, essa já é a quarta edição do projeto, que segue com suas apresentações por diversas cidades do Brasil. O intuito é que as crianças aprendam desde cedo a respeitar e manter a natureza, para deixarmos um planeta melhor para as futuras gerações.
“A alegria dos alunos foi contagiante, pois após o período pandêmico, foi o 1º evento que realizamos coletivamente. Para muitos, foi o primeiro contato com um espetáculo teatral. É importante que nossas crianças exerçam seus deveres de maneira consciente e participativa, inserindo os ensinamentos na rotina diária. Certamente entenderam que a água é vida!”, afirma a diretora da Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas, Thaís Corrêa Nascimento Ferreira.
“Planeta Água em Cena 4” é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O Projeto é uma produção da Incentivar e, em Paranaguá e Cuiabá, contou com o patrocínio da Iguá Saneamento.
“A responsabilidade social e o investimento em ações socioambientais, principalmente com públicos jovens, são essenciais para a formação de cidadãos mais conscientes e com uma visão mais crítica em relação ao futuro do nosso planeta. Na semana do Dia Mundial da Água, as crianças puderam assistir à peça teatral que, além de ser um momento de descontração, reforçou a importância em preservar o meio ambiente e a água”, disse o diretor-geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.
Sobre a Paranaguá Saneamento – Por meio de concessão plena com validade de 48 anos, a concessionária assumiu o gerenciamento e a operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade em 2001. A Paranaguá Saneamento atende a 155 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, companhia que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here