Semana de Conscientização do Autismo começa dia 28

0
212

Please enter banners and links.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio das secretarias de Educação e Gabinete Institucional promovem a Semana de Conscientização do Autismo “Quando você ajuda, as peças se encaixam”.

Os detalhes da programação foram definidos com equipes das secretarias citadas e da Secretaria de Comunicação. Tenile Xavier, secretária de Educação, destacou a importância desta semana para a cidade. “O trabalho que faremos nos sinaleiros, por exemplo, terá um grande alcance, pois estaremos divulgando o trabalho realizado e os cuidados que devemos ter com pessoas que tenham o transtorno de espectro autista”.

Este encontro contou com a presença da primeira dama e secretária de Gabinete Institucional e coordenadora do projeto Patas do Bem, Amanda Roque. “Toda informação e orientação pode ajudar, pois quem se depara com essa situação na família, muitas vezes, nem sabe onde buscar ajuda. Mas hoje há um trabalho muito bom sendo executado”, disse.

A coordenadora do Centro de Autismo, Irazilda Bisson Dalago, falou sobre os serviços e atendimento multidisciplinar oferecido pelo município às crianças e seus pais aos demais participantes da reunião de organização representando as secretarias de Educação, Gabinete Institucional e Comunicação.

“Temos na modalidade da Educação infantil 47 crianças em acompanhamento com diagnóstico fechado. Mais nove crianças acompanhadas em processo de investigação e 16 crianças em observação com suspeita TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, informou.

Na modalidade do Ensino Fundamental, a rede municipal tem 120 estudantes em acompanhamento com diagnóstico de autismo e mais oito em acompanhamento, em processo de investigação.

A programação inicia no dia 28 de março e segue até 02 de abril que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com a realização de uma grande carreata com distribuição de adesivos. Os participantes da programação semanal estarão sendo convidados a participar desta carreata.

O trabalho começa com a iluminação de prédios públicos em azul e divulgação de cada evento da semana no dia 28.

Segue no dia 29 com o circuito sensorial para as crianças atendidas no Centro de Autismo de Paranaguá. No dia 30 haverá entrega de informativos nos sinaleiros.

No dia 31, no Teatro Rachel Costa, acontecerá o workshop: “Quando Você Ajuda, as Peças se Encaixam” com palestras e muita informação que será repassada por três profissionais.

A terapeuta ocupacional Andressa March falará sobre sua experiência na área e levará orientações para os pais e demais participantes, assim como a nutricionista Camile Consentino de Carvalho e a assistente social Joice Figueiredo. Esta programação acontecerá das 8h às 12h e das 14h às 18h.

No dia 01 de abril haverá uma exposição dos trabalhos da rede municipal de ensino e Paranaguá sobre a inclusão para quem tem transtorno do espectro autista.

E no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, dia 2, a carreata percorrerá ruas de Paranaguá do Aeroparque até o centro, terminando na Praça 29 de Julho, onde serão soltos balões azuis, simbolizando cada criança autista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here