POLÍCIA MILITAR FLAGRA EXTRAÇÃO ILEGAL DE PALMITO EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE GUARATUBA

0
196

Please enter banners and links.

Durante a ação, os militares estaduais encontraram uma estrutura que permitia aos palmiteiros permanecerem vários dias no meio da mata.

Na tarde de ontem (23), a Polícia Militar efetuou a prisão de dois homens e a apreensão de Palmito Juçara, extraído ilegalmente de uma região de mata fechada, localizada na comunidade de Limeira, em Guaratuba. Além de palmito “in natura”, os militares estaduais também apreenderam vários facões, facas, lanternas e certa quantidade de maconha.

De acordo com o relato contido no Boletim de Ocorrência lavrado pela equipe que atendeu o caso, às 14h30min, a Central de Operações Policias Militares (COPOM) recebeu a denúncia de que alguns homens estavam cortando o palmito, que está ameaçado de extinção, de uma Área de Proteção Ambiental (APA) situada na região rural do município.

Sem demora, os policiais seguiram para a localidade e, após incursões na mata, com a ajuda de um morador da região, encontraram o acampamento que estava sendo utilizado pelos criminosos para armazenar os produtos. Quatro homens estavam na instalação, dois deles conseguiram fugir durante a abordagem, um provavelmente estava armado.

O local estava equipado com 12 camas, que eram utilizadas pelos palmiteiros para pernoitarem durante vários dias no meio da mata. No decorrer das averiguações, foram apreendidos feixes de palmito, 10 facões, 4 facas, 2 lanternas, 4 projéteis de espingarda e 55 gramas de maconha.

O Palmito Juçara tem a sua exploração proibida no Brasil, pois consta na Lista Oficial, do Ministério do Meio Ambiente, de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção. Em virtude disso, os envolvidos, de 20 e 40 anos de idade, receberam voz de prisão e, em seguida, foram conduzidos com todo o material apreendido até a Delegacia de Polícia Civil de Guaratuba, a fim de serem autuados por crime ambiental e porte de drogas para consumo pessoal.

Polícia Militar do Paraná: SUA PROTEÇÃO É O NOSSO COMPROMISSO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here