A Paranaguá Saneamento alerta para os riscos causados pela ingestão de água de poço

0
194

Please enter banners and links.

Ela pode colocar sua saúde em jogo e é ilegal

Você sabia que a água proveniente de poços domésticos não é segura para consumo humano? Mesmo sendo cristalina, sem gosto e odor, pode ser perigosa para o quando ingerida. Quando contaminada, pode transmitir Hepatite A, Leptospirose, Cólera, Esquistossomose, Diarreia infecciosa, entre centenas de outras doenças. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a falta de saneamento básico mata 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos de idade anualmente.

A Paranaguá Saneamento trata e distribui a água potável de qualidade cumprindo todas as exigências do Ministério da Saúde, atendendo à Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021.Quando um poço doméstico é perfurado não terá tratamento adequado e, mesmo sem cor ou cheiro, os micro-organismos causadores de doenças não podem ser vistos a olho nu.

“A água proveniente de poços domésticos traz uma série de riscos para a saúde e aumentam a incidência de doenças, diminuindo a produtividade escolar de crianças e adolescentes, aumentam a incidências de faltas no trabalho, além dos custos com internações causadas por enfermidades de veiculação hídrica. Vale lembrar que o uso de fonte alternativa para consumo humano é vedado pela legislação”, destaca o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.

Meio Ambiente

Outro alerta da concessionária é o mito de que algumas pessoas acreditam que a água é um recurso natural infinito. Esse pensamento leva à superexploração do recurso hídrico, do lençol freático, ocasionando captações descontroladas e mal geridas.

Sem obedecer às normas técnicas, a abertura de um poço irregular coloca em risco o lençol freático utilizado, podendo contaminar a água por diversos meios como esgotos domésticos, efluentes industriais ou até combustíveis de postos. Esse contágio pode atingir todo um aquífero, tornando o processo de descontaminação trabalhoso, demorado e inviável economicamente.

Sobre a Paranaguá Saneamento – Por meio de concessão plena com validade de 48 anos, a concessionária assumiu o gerenciamento e a operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade em 2001. A Paranaguá Saneamento atende a 155 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, companhia que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here