Rede Municipal de Ensino preparada para volta às aulas

0
230

Please enter banners and links.

O Calendário Escolar 2022 começou com o retorno dos professores no último dia 02 para formação e planejamento, mas os estudantes voltam à sala de aula na próxima segunda-feira, dia 07 de fevereiro.

As aulas acontecerão de forma presencial, após avaliação das últimas regulamentações promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde e com a aprovação da Secretarias de Saúdes e de Educação do município. “Definimos coletivamente com gestores, que a primeira semana de readaptação será flexibilizada em escalas e horários especiais. Sendo de responsabilidade de cada instituição, a divulgação para a sua comunidade”, explicou a Secretária de Educação de Paranaguá, Tenile Xavier.

O retorno às aulas presenciais acontece após, praticamente, dois anos de transição de aulas remotas, para regime híbrido seguido do presencial, por conta da pandemia da COVID-19.

Os cuidados de prevenção da doença permanecerão os mesmos e sempre acompanhados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e seguindo as regulamentações dos órgãos competentes.

Quem chegar à instituição terá sua temperatura aferida, passará álcool em gel nas mãos e deverá estar usando máscara.

Em abril de 2021, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, investiu R$ 113.880,00 na compra de kits de higiene bucal infantil e adulta. Na mesma oportunidade, foram destinados à Secretaria Municipal de Educação, máscaras do tipo “face shield” adulto e infantil, termômetros digitais, álcool, entre outros produtos.

Foram adquiridas 3 mil unidades da máscara “face shield” para funcionários da Educação, mais de 20 mil máscaras para as crianças e kits bucais para uso nas escolas municipais, numa parceria firmada entre as secretarias de Saúde e Educação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as máscaras adquiridas proporcionam uma série de vantagens aos usuários. Sendo maiores, aumenta a proteção do rosto por completo, garante maior conforto, é de fácil higienização, torna a comunicação clara, evitando ruídos na voz, garante menor exposição às doenças e evita toque nos olhos, boca e nariz, entre outros.

A iniciativa já visava a retomada das aulas de forma presencial com segurança.

Vacinação

Esta segurança tende a ser maior com o início da vacinação para a faixa etária de 5 a 12 anos. “A vacinação das crianças tem avançado e estamos em planejamento com a Secretaria de Saúde para viabilizar a descentralização da vacinação, a fim de que possamos estar mais próximos do atual público-alvo”, lembrou Tenile Xavier.

“Todos nós estamos à espera do grande público-alvo, os nossos estudantes, que serão recebidos com muito carinho neste período de adaptação da volta às aulas. Sabemos que esse momento também é de grande expectativa para os pais e responsáveis. Conto com a participação de todos os servidores da educação para trabalharmos unidos em busca do nosso propósito em ofertar uma aprendizagem de qualidade aos estudantes”, finalizou a secretária de Educação de Paranaguá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here