APROVADO PROJETO QUE AUTORIZA O MUNICÍPIO A DOAR ABSORVENTES PARA MULHERES EM VULNERABILIDADE SOCIAL

0
145

Please enter banners and links.

O Poder Executivo Municipal encaminhou para a apreciação dos vereadores a mensagem n° 067/2021, que dispõe sobre a autorização para que a prefeitura possa realizar a aquisição e distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
HISTÓRICO DA PROPOSTA
A mensagem, que recebeu aprovação por parte dos vereadores presentes à sessão legislativa desta segunda-feira, 20, foi encaminhada pela prefeitura, porém sua idealização partiu do gabinete do vereador Bruno Miguel (PP) que, em junho deste ano, protocolou na Casa uma indicação para que a cidade ofertasse, de forma gratuita, absorventes higiênicos para as mulheres carentes da cidade.
INTENÇÃO
De acordo com o edil, a ideia foi eliminar um problema social vivido em parte da população, que é a incapacidade financeira de arcar com a compra de um item de suma importância para a saúde e higiene feminina.
PALAVRAS DO VEREADOR
“Levamos a ideia ao prefeito Marcelo Roque, pois em nossas idas aos bairros mais carentes da cidade, identificando situações que pudessem vir a melhorar a vida das pessoas, nos chegou esta informação de que muitas meninas e mulheres, em razão da ausência de recursos financeiros, acabam realizando formas não muito convencionais para cuidar da higiene em períodos de ciclo menstrual. Desta forma, buscarmos, a partir daí, trabalhar para identificar as maneiras de reverter esta situação, e foi então que levamos ao Poder Executivo a proposta de aquisição e distribuição gratuita de absorventes por meio da Secretaria de Assistência Social”, explicou o edil.
RESULTADO
Com a aprovação do Projeto de Lei na Câmara, em 2022 a cidade de Paranaguá poderá passar a ofertar, através de um cadastro prévio na Secretaria Municipal de Assistência Social, absorventes higiênicos as mulheres em vulnerabilidade social.
COMUNIDADES RURAIS E PESQUEIRAS
O texto menciona ainda que a distribuição dos absorventes para as mulheres residentes nas ilhas, comunidades pesqueiras e afins do Município poderão ser realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e/ou pela Secretaria Municipal de Educação, garantida ampla publicidade dos locais, dias, horários e procedimentos.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here