VEREADOR LUIZINHO MARANHÃO SOLICITA AQUISIÇÃO DE MAMÓGRAFO DIGITAL PARA PARANAGUÁ

0
192

Please enter banners and links.

Em sessão ordinária na Câmara Municipal de Paranaguá, o vereador Luizinho Maranhão apresentou um requerimento onde encaminhou também uma cópia para os senadores Álvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães, solicitando providências para que seja incluída no próximo Orçamento da União, verba para aquisição de um Mamógrafo Digital para atendimento na área de saúde pública, no Município de Paranaguá, para o favorecimento do diagnóstico precoce do câncer de mama, e consequentemente o encaminhamento em tempo adequado para o tratamento especializado.

Também conhecido como neoplasia, o câncer de mama é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama e conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, e o primeiro em letalidade. Além disso, os homens também estão sujeitos a desenvolverem o problema, ainda que seja mais raro esses casos acontecerem.

“A aquisição de um aparelho de Mamografia para o Município de Paranaguá, certamente trará imensos benefícios para a população que necessita desse atendimento, com a garantia do fornecimento regular do exame mamográfico às mulheres, fortalecendo ações de prevenção secundária para o câncer de mama”, informou o vereador em seu requerimento.

No Brasil, de acordo com dados estatísticos do Ministério da Saúde, a estimativa de novos casos de câncer de mama por ano, pode chegar a mais de 66 mil pessoas, e a taxa de mortalidade supera os 18 mil para mulheres e 227 casos para homens, ao ano. Quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam até 95%, e a mamografia digital é o principal método para o diagnóstico precoce do câncer de mama, ela identifica até as lesões menores, muitas vezes, não palpáveis.

“Esse equipamento será para atender as pessoas mais carentes, mais necessitadas. Sabemos que as pessoas têm plano de saúde, mas em sua grande maioria da população de Paranaguá, as pessoas de baixa renda, não dispõem de um exame como este e o município carece deste mamógrafo”, destacou o vereador Luizinho Maranhão.

Graças ao uso constante do aparelho de mamografia que tem por finalidade alterar o curso da doença, e, por meio de intervenções que permitam sua detecção precoce e seu tratamento oportuno o câncer de mama hoje não é mais uma sentença de morte, e Paranaguá, município com mais de 150 mil habitantes, não dispõe desse aparelho na área de saúde pública.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here