Consultório na Rua: moradores em situação de rua recebem atendimentos médicos

0
135

Please enter banners and links.

A Secretaria Municipal de Saúde com apoio e parceria da Assistência Social e outras pastas municipais, está realizando o programa Consultório na Rua. A estratégia foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

O diretor de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Fúlvio Henrique Berlim salienta que na maioria das vezes as pessoas em situação de rua apenas procuram o atendimento médico em momentos emergenciais. “Com o Consultório na Rua, esse público tem contado com atendimento médico, odontológico, inclusive com veterinário para atender seus animais de estimação também. É uma forma mais humanizada e que leva esse atendimento para mais perto dessa população”, salienta o diretor.

O trabalho no Consultório na Rua é feito por meio dos atendimentos e procedimentos de saúde e também com o trabalho de conscientização, realizando um atendimento de humanização e voltado para as principais queixas desta população. A equipe iniciou suas atividades com a busca ativa e aplicação de um questionário para verificar quais as principais queixas de saúde, criar vínculo com a população em situação de rua e realizar o cadastro para os atendimentos de saúde.

As atividades no Consultório na Rua iniciaram no dia 25 de outubro com aplicação de testes rápidos.
Foram detectadas cinco pessoas que necessitavam de tratamento. Também durante os atendimentos de saúde foram realizados outros encaminhamentos para a UPA, para acolhimento e para tratamento por dependência química.

Foram realizados atendimentos e orientações por profissionais: médico, veterinário, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e técnicas de enfermagem. Nesta quarta-feira, 24, também serão iniciados os atendimentos odontológicos.

Além do diretor da Atenção Primaria a equipe é composta pela assistente social Denizete dos Santos Nunes, o médico Ivo Evaristo Ribeiro Filho, as técnicas de enfermagem Marilene Viana e Leonete Moreira, a terapeuta ocupacional, Lilian de Oliveira, o veterinário Eduardo Alcântara e o dentista Antônio Marcos Tavares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here