CRIANÇA DE GUARATUBA MORRE PELA INFECÇÃO DA VARIANTE DELTA

0
347

Please enter banners and links.

O município de Guaratuba comunicou nesta semana  que foi comprovada a presença da variante delta do SARS-CoV-2 na cidade, muito mais transmissível que a cepa original do vírus causador da Covid-19. Na tarde do dia 4 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde de Garuva informou que dois casos de Covid-19 notificados a princípio em Garuva, mas de moradores da localidade do Cubatão, foram identificados após análise genética como sendo da variante delta. Um desses casos é de uma criança, que infelizmente foi a óbito no início de setembro.

A prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, não informou o nome e a idade dessa criança que veio a óbito na cidade em decorrência da infecção pela variante delta do novo Coronavírus.

“A comprovação da presença da variante delta em setembro na área rural de Guaratuba coincide com o registro do aumento na variação da média móvel de casos positivos de Covid-19 que chegou a pressão de +68,79%, demonstrando que a nova cepa pode ter sido a responsável por este pico”, observou a prefeitura de Guaratuba.

Em 10 de setembro, imediatamente após a constatação do aumento e rastreio de casos realizado na área rural, a Prefeitura de Guaratuba publicou decreto implementando medidas restritivas emergenciais para conter a disseminação do coronavírus e com ações estratégicas nas localidades Cubatão, Pai Paulo, Rasgadinho, Limeira e Caovi.

Atualmente, segundo a prefeitura, após uma semana do encerramento do decreto da área rural, a variação da média móvel de casos na cidade está registrando um tendência de queda em -21,63%. A taxa de reprodução, que determina o potencial de propagação do vírus, em Guaratuba está em 0,71%, enquanto no Paraná está em 0,90% e no Brasil em 0,69%. O ideal é que esse índice seja menor do que 1%, o que indica que cada vez menos indivíduos se infectam e o número dos contágios retrocede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here