Saúde vacina adolescentes no Centro de Referência ao Transtorno de Autismo

0
134

Please enter banners and links.

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vacinaram nesta sexta-feira, 17, a comunidade autista de Paranaguá, de 12 a 17 anos, no Centro de Educacional Municipal de Referência ao Transtorno do Espectro Autista (CEMR-TEA). A ação une a Secretaria Municipal de Educação (Semedi) no objetivo de imunizar alunos com menos de 18 anos.

Os diferentes espaços que prestam atendimento aos cidadãos com comorbidade, acamados ou com deficiência permanente como Apae e Escola Eva Cavani, estiveram na rota das equipes de saúde. A força tarefa estendeu o trabalho às pessoas impossibilitas de saírem de suas casas para receber a vacina.

A superintendente de Atendimento de Inclusão, Patrícia Martins da Graça, classifica o momento como gratificante. “Sem dúvida alguma, a equipe esperou por este dia junto dos pais desses jovens. A data fica mais especial por abrirmos as portas do Centro de Referência para outras comunidades de autistas da cidade virem se imunizar”, ressalta.

O esquema de vacinação segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 e Norma Técnica do Ministério da Saúde. Em Paranaguá elas iniciaram nesta última quarta-feira, 18, para jovens portadores de comorbidades, como por exemplo, diabetes e hipertensão ou deficiência permanente.

“Hoje o dia é de muitas vitorias, uma por eles estarem tendo a oportunidade de estar aqui no Centro de Referência. A outra foi o cuidado que os profissionais tiveram na hora de aplicar as vacinas, porque foram respeitadas as necessidades dos autistas”, comemora a diretora da Associação das Famílias Autistas de Paranaguá, Daniele Amorim de Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here