Paranaguá recebe veículo para transporte escolar

0
225

Please enter banners and links.

Paranaguá recebeu veículo que reforça a frota de transporte da rede municipal de ensino. A entrega do novo transporte ocorreu nesta quinta-feira, dia 5, com a presença da deputada federal Christiane Yared, responsável pela conquista da emenda parlamentar.

Os recursos na ordem de R$ 396 mil foram garantidos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O veículo, que tem uma capacidade de levar 13 alunos, servirá no atendimento de uma das 21 rotas do transporte escolar de Paranaguá. Este primeiro utilitário vai ser usado na rota que atenderá alunos na Ilha dos Valadares. Outros 5 ônibus escolares rurais estão previstos para serem entregues aos alunos do ensino municipal e que serão usados em rotas rurais.

O prefeito Marcelo Roque ressaltou a união com a deputada federal na busca de mais recursos para o setor de educação. “Na próxima semana estaremos em Brasília para buscar recursos para o complexo Fernando Charbub Farah e para garantir mais doses de vacinas, uma vez que temos o nosso porto”, destacou Roque. Ele também agradeceu o empenho da deputada. “A deputada tem conseguido recursos e execução de projetos para Paranaguá e toda a nossa região oq eu fortalece o nosso Litoral”, completou o prefeito.

O utilitário é um 4×4, movido a diesel, atende as necessidades de locomoção dos alunos da Ilha dos Valadares, muitas vezes dificultadas por lugares de difícil acesso. Com acessibilidade as pessoas cadeirantes, o veículo também pode atender as pessoas portadoras de necessidades especiais como lembrou a secretária de Educação, Tenile Xavier. Ela explicou que, com a chegada dos outros ônibus, alunos das Colônias e de Alexandra também serão atendidos.

“A iniciativa para adquirir os meios de transportes, foi feito em conjunto com a Prefeitura, com a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (SEMEDI) e nossa equipe”, reforçou a deputada federal Christiane Yared.

Este foi o primeiro dos seis ônibus que Paranaguá vai receber. O investimento foi de R$ 396 mil. Nele tem espaço para 13 crianças no seu interior, tração 4×4 e com acessibilidade de locomoção de pessoas especiais, com lugares adaptados para cadeirantes, onde ocorre o abaixamento do banco e a elevação para o fácil transporte da criança.

Em nome da Câmara, as vereadoras Vandecy Dutra e Isabelle Dias usaram da palavra para agradecer o trabalho da deputada e destacar a importância do novo veículo no transporte de crianças da rede municipal de Educação de Paranaguá.

Para acompanhar a entrega estiveram presentes o vice-prefeito de Paranaguá, Borba; o presidente da Câmara, Fábio Santos, expressivo número de vereadores, imprensa local, equipe da Semedi e servidores municipais.

Especificações técnicas
O Ônibus Rural Escolar – ORE ZERO (4X4) é micro?ônibus com tração nos quatro rodados, com capacidade mínima de 13 estudantes sentados, mais auxiliar e condutor, equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida.

Paranaguá preencheu o Plano de Ações Articuladas via SIMEC – Sistema integrado de Monitoramento Execução e Controle e pleiteou diversas iniciativas, dentre elas a aquisição de ônibus escolares. A iniciativa foi aprovada pelo FNDE e recebeu a liberação de recursos por meio de emenda parlamentar da Deputada Crhistiane Yared.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here