Paranaguá – De Vila de NSra do Rosário à cidade da Rainha do Paraná

0
450

Please enter banners and links.

– História da Igreja Católica em Paranaguá

Iniciado o povoamento de Paranaguá, da mesma forma que em diversas colônias portuguesas, uma igreja foi erguida, um padre designado para atender a comunidade local e a área inserida no contexto de uma diocese.  Na Vila Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, a igreja Matriz, no primeiro momento, esteve inserida sob jurisdição da Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Em 1745, o Papa Bento XIV criou a Diocese de São Paulo e assim Paranaguá foi registrada nesta diocese. Com o crescimento da população e a criação do Estado do Paraná, veio outra reorganização do território e a formação de novas dioceses para a ação de evangelização da Igreja Católica.

A Paróquia de NSra do Rosário, distanciada há aproximadamente 90 km da capital paranaense, passou a fazer parte da arquidiocese de Curitiba, desde o ano de 1892. Muitos anos depois, as cidades do litoral e municípios serranos, na região metropolitana de Curitiba, foram definidos para formar uma nova Diocese, com a sede em Paranaguá. A Diocese de Paranaguá foi criada em 21 de julho de 1962 (59 anos), pelo Papa São João XXIII,

Durante todas estas mudanças, ao lado do Porto, na baía de Paranaguá, a tradição popular conta que um pescador encontrou uma imagem no mar. A imagem, de Nossa Senhora com o rosário, feita com simplicidade foi colocada em uma capela onde os moradores se reuniam para as orações. O lugar, chamado de Rocio, era no final da vila, distante da Igreja Matriz.

Eis então, o início de outra devoção mariana surgida nestas terras: A de Nossa Senhora do Rosário do Rocio. Com a proximidade do porto, os estrangeiros e pessoas de diversos lugares frequentavam a bonita praia em frente à igreja e iam ali fazer orações. Além disso, a população de todo o litoral, participava da festa anual, registrada nos livros históricos desde 1813. Na comemoração, além das alegres quermesses e apresentações de artistas, a imagem singela da “Virgem do Rocio” era ornamentada e levada pelo povo até a igreja principal no centro da cidade, a matriz, Nossa Senhora do Rosário.

A cidade, já conhecida pelo seu porto, logo foi ligada ao Santuário e à festa do Rocio “ali ao lado” dos navios. Em 1969 foi gravada por Liu e Léo a música sertaneja “Rainha do Paraná”, composta por José Ferreira Lemos (Nízio, falecido em 1966) que se apresentava com o amigo Ludovico Patrinhani (Nízio e Nézio).

A letra caiu no gosto popular e fez o som bonito da palavra “Paranaguá” unir-se à “porto”, “mar” e “rocio”. Outras duplas também gravaram “Rainha do Paraná” como Lourenço e Lourival, Jacó e Jacozinho, Jad e Jefferson e Xitãozinho e Xororó.

Com a declaração do Vaticano em 1977, assinada pelo Papa Paulo VI, oficializando Nossa Senhora do Rocio como padroeira do estado, até os dias de hoje – NSra do Rosário, padroeira da cidade de Paranaguá – e NSra do Rocio, padroeira do Paraná – são por vezes “misturadas”, mas ligadas sempre à bela Paranaguá.

Este ano, Dom Edmar Peron, bispo da Diocese de Paranaguá preside a missa em ação de graças pelo aniversário de 373 anos da cidade, no Santuário de NSra do Rocio.

Para manter os cuidados exigidos neste tempo de pandemia, a celebração no dia 29 de julho, às 20 horas, será presencial com número reduzido de pessoas e transmitida pelas redes sociais.

(Fontes: IHGP – Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, www.santuariodorocio.com.br e wikipedia.org)

Serviço:

Missa em Ação de Graças pelos 373 anos de aniversário de Paranaguá – sede da diocese

Local: Santuário Estadual de NSra do Rocio – Praça Thomaz Sheehan, 211.
Bairro do Rocio – Paranaguá – PR

Contato (41) 3423-2020/ WhatsApp (41) 98721-1509

Data e horário: 29 de julho de 2021, às 20 h

Preside Dom Edmar Peron, bispo diocesano e concelebra o Padre Redentorista Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário de NSra do Rocio

Comemorações do Aniversário de Paranaguá – Programação completa no link https://www.paranagua.pr.gov.br/noticias/noticia626.html

(Pascom Diocese de Paranaguá)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here