A Paranaguá Saneamento alerta sobre o uso correto da rede de esgoto

0
115
COLABORE  COM O NOSSO JORNALISMO  LOCAL  PIX 41996934645

Please enter banners and links.

A Concessionária lança campanha de conscientização para descarte correto de óleo de cozinha e resíduos sólidos

O descarte de óleo na pia é o erro mais comum quando se pontua o mau uso da rede de esgoto. A cada litro de óleo despejado, podem ser contaminados até 20 mil litros de água. Pensando nisso, a Paranaguá Saneamento orienta a população parnanguara sobre a separação e destinação correta do óleo vegetal.

O óleo de cozinha, quando despejado na pia, esfria e forma blocos sólidos que entopem as tubulações do imóvel e das redes coletoras, podendo causar o retorno do esgoto para dentro das residências.

Outro malefício dessa prática são insetos e roedores atraídos em busca de alimento. Os animais podem ser transmissores de várias doenças, como leptospirose, febre tifoide, cólera, amebíase, giardíase e muitas outras.

“Orientamos que a comunidade armazene todo o óleo utilizado na cozinha em garrafas pet bem vedadas e façam o descarte do produto na coleta seletiva. Com isso, evita-se o entupimento das redes de esgoto, assim como a contaminação da água e do solo. Precisamos do auxílio dos cidadãos e do compromisso socioambiental de cada um”, explica o Diretor Geral da Concessionária, João Roberto Rocha Moraes.

Nas manutenções preventivas da rede de esgoto, realizadas pela Paranaguá Saneamento são encontrados panos, sacolas, bonecos de pelúcia, objetos de madeira, fraldas, entre outros.

A principal orientação para o uso correto da rede é não jogar material sólido em pias, ralos e vasos sanitários, evitando entupimento da rede de esgoto e o extravasamento na rua e no interior das residências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here