Motoristas de ônibus e caminhão sem exame toxicológico serão multados a partir desta quinta, 1º de julho

0
180

Please enter banners and links.

Os motoristas de ônibus, caminhão e máquinas agrícolas que não estiverem com o exame toxicológico em dia passam a ser multados a partir desta quinta-feira, 1º de julho de 2021. A exigência é para todos os condutores com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E.

O exame toxicológico obrigatório deve ser feito a cada dois anos e meio. Quem não cumprir este prazo, paga uma multa de R$ 1.400, considerada gravíssima, além de ter a CNH suspensa por três meses.

Inicialmente, a multa será aplicada apenas a motoristas sem o exame que cuja CNH vence entre março e junho deste ano. Entretanto, até janeiro de 2022, todos os motoristas das três categorias devem estar com o exame em dia.

Segundo a Associação Brasileira de Toxicologia, a exigência deve impactar 10 milhões de motoristas profissionais.

A regra está em vigor desde 12 de abril deste ano, mas a aplicação das multas foi adiada pelo Conselho Nacional de Trânsito devido à pandemia de covid-19, que gerou limitações para a realização dos testes a tempo.

A necessidade de exame toxicológico para conduzir transporte de cargas ou de passageiros existe desde 2016, mas não gerava multa.

Fonte Diario do transporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here