Contra a Covid-19: iniciada a vacinação dos trabalhadores portuários

0
171

Please enter banners and links.

Iniciou nesta sexta-feira, 28, a vacinação dos trabalhadores portuários na Estação Ferroviária. Preocupada com a nova cepa da Covid-19 e a segurança dos trabalhadores que atuam no Porto, que recebe navios de várias bandeiras, a Prefeitura de Paranaguá encaminhou ao Estado documento técnico solicitando a antecipação da vacinação desse público que faz parte do grupo prioritário indicado no Plano Nacional de Imunização.

A vacinação está ocorrendo por etapas e é a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está indicando a relação dos trabalhadores a serem vacinados. Conforme a assessoria de comunicação da Appa, o Porto está entrando em contato com as empresas para realização dessa seleção.

Nesta manhã, Paranaguá recebeu a visita dos secretários de Estado da Saúde, Beto Preto e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
“O Porto de Paranaguá nos encaminha a relação de quem será vacinado e a Prefeitura de Paranaguá permanece com a missão da logística e aplicação da vacina nesses trabalhadores. É um trabalho importante do Porto tanto em Paranaguá como em Antonina realizando esse contato e a relação por etapas desses trabalhadores que serão imunizados. Além do secretário de Estado de Infraestrutura, Sandro Alex que administra tudo isso com maestria e uma ótima equipe no Porto”, destaca o prefeito Marcelo Roque.

O prefeito também reforçou a importância da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Estamos sempre em contato com a Sesa, com o secretário Beto Preto porque nosso intuito, Estado e Município, é o mesmo: imunizar o maior número de cidadãos. É uma união de esforços buscando frear esse vírus e proteger a população”, salienta.

“Esse é o resultado da parceria que hoje existe entre os municípios do litoral. Um movimento que foi iniciado pelo prefeito Marcelo Roque o qual nós apoiamos e vejo essa vacinação como um momento de gratidão. É retornar ao trabalho com segurança dos portuários que não pararam em nenhum momento dessa pandemia”, destaca o secretário de Estado de Infraestrutura, Sandro Alex.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto comemorou o início da vacinação dos trabalhadores portuários. “Esse é um grupo prioritário no ponto de vista da saúde, mas também no ponto de vista da economia do Estado e do Brasil. Neste momento, que outras cepas começam a se movimentar no mundo todo, é preciso que os trabalhadores estejam imunizados e preparados. Hoje, com o apoio da equipe da Prefeitura de Paranaguá a vacinação está ocorrendo rapidamente, inclusive com previsão de manter a vacinação também no sábado e domingo”, enfatiza.

O deputado Nelson Justus, vereadores locais e o prefeito de Antonina, (que também conta com vacinação aos portuários) Zé Paulo, participaram do primeiro dia de vacinação dos trabalhadores nos Portos do Paraná e acompanharam toda a logística aplicada.

GRUPOS
Como responsável pela relação de vacinados, a Appa separou em grupos a serem vacinados nos próximos dias. Nesta sexta-feira, 28 estão sendo vacinados:

GRUPO 1
Trabalhadores portuários autônomos ativos e OGMO
Praticagem
Rebocadores (bordo, costado e faixa)
Autoridade Portuária e empresas terceirizadas da Appa, com contrato de prestação continuada
Órgãos fiscalizadores (Antaq, Receita Federal, Mapa)

Próximos grupos a serem vacinados na sequência:

GRUPO 2:
Empresas de Amarração e seus prestadores de serviço (trabalhadores de bordo, costado e faixa portuária)
Operadores Portuários e seus prestadores de serviço (trabalhadores de bordo, costado e faixa portuária)
Agências Marítimas e seus prestadores de serviço (trabalhadores de bordo, costado e faixa portuária)
Arrendatários e seus prestadores de serviço (trabalhadores de bordo, costado e faixa portuária)

GRUPO 3, que também será vacinado em data e horários a serem definidos pela Prefeitura:
Empresas de Apoio Portuário (trabalhadores de bordo, costado e faixa portuária)
Motoristas registrados no SINDICAM Paranaguá

Para agilizar a vacinação dos trabalhadores portuários, a imunização também ocorrerá no sábado, 29 e domingo, 30 sempre na Estação Ferroviária.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para se vacinar, após ser informado da confirmação da data de vacinação por meio do Porto, o trabalhador deverá comparecer à Estação Ferroviária com documento original com foto, CPF, Cartão SUS, crachá e a declaração emitida pela empresa/porto.

Os trabalhadores que tiveram recentemente dengue ou Covid-19 devem aguardar 30 dias após os sintomas para receber a vacina.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here